Fernando Hugo sugere criação de núcleo para acolhimento de drogaditos
Por Luciana Meneses11/02/2025 12:28 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Fernando Hugo (PSD) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (11/02), a criação pela Alece de um núcleo especial para acolhimento e ressocialização de drogaditos.
De acordo com o parlamentar, a presença das drogas vem se alastrando por espaços antes não acessados, como municípios do Interior. “Antes, a droga era considerada um mal da cidade grande, mas isso ficou no passado. Em qualquer localidade, infelizmente, tem gente vendendo e usando. E seguimos vendo esse grande câncer do século XXI provocando a morte de centenas e centenas de pessoas”, lamentou.
O deputado relatou que foi procurado pelo cantor Neo Pi Neo e pelo jornalista Luciano Cléver, que lhe deram a ideia da criação de um núcleo voltado para o acolhimento e ressocialização de drogaditos no setor de serviços da Assembleia oferecidos à população. “Já procuramos o presidente da Casa, e ele gostou da ideia. Esta Casa sempre foi atenta às necessidades da população, e acredito que podemos ajudar muitas pessoas a renascer, como eu renasci”, declarou.
Fernando Hugo revelou que é um ex-usuário de drogas e, graças ao apoio da sua família e amigos, conseguiu se afastar do vício. Ele frisou a necessidade de programas de acolhimento e ressocialização de ex-drogaditos. “A droga não respeita ninguém, não faz distinção. Eu infelizmente entrei nesse caminho, mas consegui me libertar e renascer e, por isso, acredito e defendo políticas públicas que mudam a realidade de tantos, como a criada pelo ex-governador Cid Gomes”, ressaltou.
Em aparte, o deputado Antônio Henrique (PDT) parabenizou o colega pela iniciativa. “Estamos vendo o aumento do número de dependentes das drogas e precisamos acolher e tratar. Infelizmente, a política dos partidos esquerdistas visa mais à redução de danos e acaba não combatendo esse problema de fato, mas podemos fazer diferente”, opinou.
O deputado Simão Pedro (PSD), por sua vez, disse ter sido surpreendido ao constatar que crianças também estão sendo vítimas diretas do problema. “Visitei o Sopai (hospital infantil filantrópico) e fui informado de crianças de sete anos envolvidas com drogas. Precisamos fortalecer esse combate”, defendeu. Já o deputado Almir Bié (Progressistas) apontou a prevenção como a forma mais poderosa de combate às drogas.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Cláudio Pinho lamenta falta de investimentos na saúde pública do Estado
Autor: Giovanna Munhoz
Guilherme Sampaio enaltece gestão da segurança pública no Ceará
Autor: Lincoln Vieira