Oradores

Sargento Reginauro cobra ações e políticas públicas do Estado

Por Giovanna Munhoz
13/02/2025 12:08 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Sargento Reginauro (União) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (13/12), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ações e garantia de políticas públicas do Estado em diversas áreas.

Entre os assuntos trazidos à tribuna, o parlamentar comentou que servidores que realizam empréstimos consignados estariam tendo seus dados vazados. Segundo Sargento Reginauro, a Casa aprovou projeto do Poder Executivo de aumento de 5% na margem dos consignados. 

“Votamos a favor sabendo que muitos recorrem a esse recurso, mas esses consignados são ligados a um cartão benefício com juros altos, e profissionais da segurança pública denunciaram que estão tendo seus dados de cadastro vazados”, assinalou.

Sargento Reginauro frisou que a Associação dos Oficiais já está provocando o Ministério Público do Estado. “Espero que os demais servidores que tiveram esse problema também busquem providências. Isso é criminoso”, disse.

Durante seu pronunciamento, o deputado ainda apontou que o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros iniciou o ano letivo sem estrutura. “Os alunos estão em salas improvisadas, e algumas séries estão sem professores. O Governo não conseguiu se organizar para nomear em tempo hábil profissionais, adiou o ano letivo e, mesmo iniciando as aulas, a escola está enfrentando uma série de problemas. Peço que o governador Elmano de Freitas resolva esse assunto”, afirmou.

Sargento Reginauro cobrou também melhores condições de trabalho para os agentes socioeducativos. “Essa categoria sofre descaso e abandono por parte do Estado. Não tem garantias e nem segurança jurídica. Na cidade de Sobral, a categoria está sofrendo assédio por parte da gestão. É absurdo. O Governo precisa olhar pelo concurso e melhorias desses profissionais”, alertou.

Outra reivindicação do parlamentar foi o fortalecimento de ações direcionadas à segurança pública do Ceará. Segundo o deputado, o governador afirmou em entrevista sobre a possibilidade de oferecer equipamentos ou armamentos para cidades onde a guarda municipal está estruturada.

“Minha sugestão é que seja feita uma parceria do Estado com os municípios, a Guarda Municipal seja treinada e depois armada. Esse é um projeto meu, mas o governador pode pegar, pode colocar o nome dele e aprovar para o povo, já que uma proposta minha não será aprovada nesta Casa”, apontou.

Sargento Reginauro frisou também a necessidade de debater o financiamento público cultural. “Recursos públicos estão financiando apresentações de artistas que fazem apologia ao crime, e devemos fortalecer uma proposta proibindo que verbas públicas da cultura possam financiar apologia a facções ou ao crime organizado. Parabenizo a deputada federal Dayany Bittencourt (União-CE) e o vereador Soldado Noélio (União) por estarem também nessa luta”, assinalou. O parlamentar apresentou projeto sobre o tema.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSD) lamentou que recursos do Governo financiem artistas que façam qualquer apologia ao crime. “Precisamos cuidar da nossa juventude, que está a cada dia se perdendo”, pontuou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também