Oradores

Acrísio Sena reverencia discurso de Lula na ONU

Por Lincoln Vieira
24/09/2025 11:01 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Acrísio Sena (PT) - Foto: José Leomar

O deputado Acrísio Sena (PT) enalteceu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (24/09), o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. 

Conforme o parlamentar, discurso de Lula foi uma aula de geopolítica e diplomacia. Para ele, Lula apresentou ao mundo o que é ser estadista. “O presidente Lula abriu o seu discurso de forma contundente, dizendo que a soberania nacional e a democracia são inegociáveis. Ele mostrou a diferença de quem é estadista, aquele que defende o seu povo, a sua nação e as instituições sem perder a ternura”, elogiou. 

Segundo Acrísio, Lula levou a voz do Brasil ao mundo, mostrando que o País merece respeito. “O discurso foi uma lição para mostrar que nenhum entulho autoritário, nenhuma tentativa de golpe, de subverter a ordem constitucional, as instituições estabelecidas e a Constituição Federal serão aceitos; não vamos abrir mão da democracia. Lula foi muito mais categórico ao falar do tarifaço sobre o Brasil, ele levou a voz do Brasil ao mundo”, exaltou. 

O parlamentar vibrou ainda com o discurso de Lula sobre a guerra entre Israel e Gaza. “Estou muito feliz também porque a fala do presidente Lula não contou em nenhum momento com algum vacilo em denunciar o genocídio cometido em Gaza pelo governo de Israel, que tenta dizimar o povo palestino”, reverenciou. 

Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) classificou o discurso de Lula como exemplo para a classe política e a população. Para ele, vê-lo falar de respeito à democracia, ao judiciário, e sobre fome e pobreza, o deixa orgulhoso. “Lula dá o exemplo ao mundo porque fala da fome, algo que ele já viveu. O Lula se comportou como um estadista, um democrata, ele é um exemplo para todos nós, é um exemplo a ser seguido”, celebrou. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também