Oradores

Guilherme Bismarck defende ações contra erosão costeira no Estado

Por Giovanna Munhoz
24/09/2025 11:37 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Bismarck (PSB) - Foto: José Leomar

O deputado Guilherme Bismarck (PSB) salientou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), desta quarta-feira (24/09), a importância de ações e políticas públicas voltadas à contenção dos impactos do avanço do mar no litoral cearense.

Segundo o parlamentar, com o impacto do aquecimento global, as marés se intensificam, invadindo a área urbanizada e necessitando de medidas urgentes. “Diversos municípios com área costeira enfrentam problemas ligados ao avanço do mar. Das ações mais efetivas estão a construção de roncadores e obras de drenagem na água”, disse.

Guilherme Bismarck enfatizou que, além do avanço do mar, a urbanização desordenada dos municípios costeiros com necessidade de obras estruturantes é uma realidade. “Espigões, barragens e o fortalecimento de medidas de preservação ambiental nos municípios, como Canoa Quebrada, são ações necessárias”, afirmou.

Para o deputado, assuntos relacionados ao aquecimento global e à proteção ambiental devem ser tratados com urgência. “O aquecimento global já não é mais previsão de futuro, é realidade. O avanço do mar tem afetado as praias e municípios. Importante lembrar que, no nosso Estado, o turismo é um dos pilares da economia e este está diretamente ligado às praias, sendo também afetado pela erosão costeira e pela falta de planejamento urbano”, alertou.

Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou ainda que neste ano o Governo do Estado lançou Planos de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC) como forma de combater a erosão. “Agora é ampliar esse debate e garantir soluções permanentes”, explicou.

Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) também frisou a necessidade de conscientizar a sociedade em prol dos cuidados ambientais e consequências do efeito estufa. “Precisamos debater incansavelmente esse tema e mostrar à sociedade a relevância da preservação e demais atitudes conscientes que devem ser pautadas”, afirmou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também