Guilherme Bismarck destaca avanços na interiorização do tratamento oncológico no Estado
Por Amanda Andrade*08/10/2025 10:21 | Atualizado há 5 dias
Compartilhe esta notícia:

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (08/10), o deputado Guilherme Bismarck (PSB) destacou os avanços na interiorização dos serviços de saúde no estado do Ceará, com ênfase nos atendimentos oncológicos realizados.
O deputado iniciou sua fala com uma mensagem de otimismo e esperança, lembrando que o mês de outubro marca a campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama. Guilherme Bismarck mencionou a simbologia do Sino da Esperança, tocado pelos pacientes que concluem o tratamento contra o câncer, e destacou a importância do serviço estar disponível também no interior do Estado, em especial nos Hospitais Regionais do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, e do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte.
“Em Quixeramobim, no último dia 7 de julho, a paciente número 223, Maria de Lourdes, tocou o Sino da Esperança, no Hospital Regional do Sertão Central. Isso era algo que, até pouco tempo, só acontecia na capital. Hoje, graças ao trabalho do governador Elmano, já é uma realidade no interior”, ressaltou o parlamentar.
Bismarck enfatizou que os hospitais regionais têm proporcionado mais dignidade aos pacientes, que não precisam mais se deslocar até Fortaleza para receber tratamento oncológico. “No Vale do Jaguaribe, mais de três mil pacientes estão sendo atendidos perto de casa. Esse conforto físico e emocional é metade do tratamento. É o Governo garantindo dignidade ao povo cearense”, afirmou.
Segundo o deputado, os números reforçam o impacto positivo da descentralização da saúde. “O Hospital do Vale do Jaguaribe já realizou mais de 1.600 cirurgias oncológicas, enquanto o Hospital do Sertão Central soma mais de 1.200 procedimentos. O Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, também recebeu habilitação do Ministério da Saúde para montar seu centro cirúrgico oncológico”, destacou.
O parlamentar também comemorou o avanço das cirurgias eletivas, que ultrapassaram as metas previstas pelo Governo do Estado, e ressaltou a ampliação dos atendimentos ortopédicos no interior. “Hoje, muitas pessoas que antes buscavam tratamento em Fortaleza conseguem atendimento no Hospital de Limoeiro. A saúde do Ceará está bem cuidada”, afirmou.
Guilherme Bismarck ainda prestou homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), destacando o trabalho da corporação no combate às queimadas no interior do Estado. O deputado também defendeu o chamamento dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros e reforçou a importância da categoria.
*Estagiária sob supervisão da orientadora Lusiana Freire
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis Diniz denuncia ataques de cães a pequenos rebanhos no Interior
Autor: Ricardo Garcia