Heitor Férrer cobra audiência pública sobre concursados da Uece e critica falta de nomeações
Por Narla Lopes08/10/2025 11:10 | Atualizado há 5 dias
Compartilhe esta notícia:

O deputado Heitor Férrer (União) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (08/10), o fato de que o requerimento de sua autoria, apresentado há seis meses, solicitando audiência pública para discutir as demandas dos aprovados no concurso da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ainda não ter sido apreciado pela Casa.
“A data do requerimento é 20 de março. Seis meses se passaram e a Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior não deu o direito de esses concursados discutirem sobre o chamamento de terem passado no concurso público”, destacou.
Ele lembrou que um concurso público é uma lei e que muitos candidatos fazem grandes sacrifícios pessoais na expectativa de serem nomeados, mas, na avaliação dele, o Governo do Estado tem preferido contratar professores temporários em vez de chamar os aprovados.
Heitor Férrer também informou que o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi acionado pelos concursados e obteve decisão judicial obrigando o Governo a se manifestar. “O juiz determinou estudo orçamentário e cronograma de nomeações dos concursados”, explicou.
O parlamentar lamentou que a ausência de docentes afete diretamente os estudantes da Uece, que acabam levando o dobro do tempo para concluir seus cursos por falta de professores em disciplinas obrigatórias.
Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) apoiou a fala do colega e criticou a dificuldade enfrentada por parlamentares de oposição para aprovar audiências públicas na Casa.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis Diniz denuncia ataques de cães a pequenos rebanhos no Interior
Autor: Ricardo Garcia