Leo Suricate se manifesta sobre MP que previa novas regras de tributação
Por Ricardo Garcia09/10/2025 11:10 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:

O deputado Leo Suricate (Psol) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (09/10), a retirada de pauta, pelo Congresso Nacional, de medida provisória (MP) que havia sido editada como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A proposta nº 1.303/2025, que perdeu a validade com a retirada de pauta, estabelecia novas regras para a tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais no Brasil, prevendo a taxação de bancos, bets e bilionários.
Para Léo Suricate, é importante que a população saiba quem votou contrário ao projeto. “Era uma proposta de compensação financeira apresentada pelo Governo Federal, taxando grandes fortunas, pois sabemos que há bilionário que nem paga imposto. Mas nós estamos cientes de quem votou contra o projeto do Governo, mas principalmente contra os interesses da população brasileira”, ressaltou.
O deputado apontou uma falta de conexão entre o Congresso Nacional e a realidade do povo brasileiro. “O Congresso faz o que é do interesse dele, e não do povo. Temos parlamentares da bancada cearense que votaram a favor da PEC da Blindagem e agora votaram a favor da derrubada dessa MP, ou seja, na hora de defender o interesse do povo, eles sempre se posicionam contra”, avaliou.
Leo Suricate defendeu uma mobilização nacional em prol de pautas do interesse coletivo. “Vamos esperar uma resposta nacional, como aconteceu em relação à PEC da Blindagem. Se for preciso, vamos às ruas novamente para pressionar esse Congresso”, comentou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

De Assis Diniz denuncia ataques de cães a pequenos rebanhos no Interior
Autor: Ricardo Garcia