Bethrose parabeniza Governo Federal por lançar Rede Cegonha no Estado
Por ALECE28/06/2012 16:04 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

A presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP) parabenizou, durante a ordem do dia desta quinta-feira (28/06), o Governo Federal por liberar recursos para a primeira etapa do programa Rede Cegonha no Ceará. “Conforme divulgado no Diário Oficial da União de 25 de junho último, o programa irá destinar ao Estado cerca de R$ 230 milhões para as primeiras ações, beneficiando inicialmente 23 municípios”, informou.
Conforme a deputada, os recursos serão utilizados para o custeio de 27 centros de parto normal; duas casas da gestante, bebê e puérpera; criação de 263 leitos de gestação de alto risco; 70 leitos de UTI adulto ; 176 de UTI neonatal; 321 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) Neonatal, e 135 de UCI Canguru.
Do total destinado ao Estado, R$ 50,6 milhões serão repassados de imediato para as estruturas e serviços já habilitados. “O restante será pago conforme andamento da rede local. Este montante permitirá que o Estado qualifique e amplie a rede de assistência à mulher e ao bebê”, comentou.
Segundo ela, o Rede Cegonha foi lançado em março passado pela presidente Dilma Rousseff e contempla medidas para garantir a saúde de todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as quais, o atendimento adequado, seguro e humanizado ás gestantes, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.
EU/AT
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira