Carlomano anuncia audiência pública sobre operacionalização do FNDE
Por ALECE24/04/2012 16:15 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Carlomano Marques (PMDB) anunciou, durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (24/04), que será realizada na próxima sexta-feira (27/04), às 19h30, uma audiência pública para debater o fim da exclusividade do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na operacionalização do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O debate será no Plenário 13 de Maio.
O parlamentar explicou que no início do mês foi editada pelo Governo Federal a Medida Provisória 564/2012, que retira do BNB a exclusividade de agente operador do Fundo. O argumento foi de que o banco não tem capital social suficiente para atender o Acordo de Basileia e, por isso, não pode operar sozinho. Este acordo obriga os bancos a disporem de pelo menos 11% do valor emprestado.
Segundo Carlomano, uma emenda do senador Inácio Arruda (PCdoB) quer ampliar o capital social do BNB. “É preciso debater o tema pois o BNB é uma instituição imprescindível para a redução das desigualdades entre o Nordeste e as demais regiões do País”, justificou.
MM/AT
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira