Um projeto de lei começa a tramitar na Assembleia nesta sexta-feira
Por ALECE29/06/2012 14:05 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Após leitura do expediente da sessão plenária, iniciou tramitação nesta sexta-feira (29/06) na Assembleia Legislativa o projeto de lei 104/12, da deputada Fernanda Pessoa (PR). A proposta reconhece o município de Maranguape, Distrito de Itapebussu, como a Capital da Vaquejada no Estado do Ceará.
Segundo a autora da propositura, a vaquejada surgiu nos tempos do cangaço na caatinga do Nordeste, quando o gado era criado em grandes campos. “Na época, os bois bravos se misturavam aos demais e os vaqueiros realizavam a Festa da Apartação, para separar rebanhos de fazendas vizinhas”, explicou.
De acordo com a parlamentar, a Festa da Apartação ou Vaquejada começou em 1945, em Itapebussu, reunindo muita gente para ver a valentia dos vaqueiros.
“Hoje, a Vaquejada de Itapebussu tem 66 anos de história, tradição e coragem. Realizada no parque Novilha de Prata, com 800 mil metros quadrados, recebe cerca de 100 mil pessoas nos dias do evento. Foi por duas vezes palco da final do circuito mundial de vaquejada”, informou.
RT/CG
Veja também

Parlamentares abordam acesso a moradia, segurança pública e jornada de trabalho em pronunciamentos
Autor: Lincoln Vieira, Guilherme de Andrade e Gleydson Silva.
Deputados debatem fortalecimento da cadeia produtiva do leite na ordem do dia
Autor: Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Lincoln Vieira