Notícias

Secretário Mauro Albuquerque se reúne com parlamentares na Alece

Por Davi Holanda
26/09/2023 17:48 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

Comissão de deputados encabeçada pelo líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), recebeu, nesta terça-feira (26/09), o secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP/CE), Mauro Albuquerque, que falou sobre as ações implementadas no sistema penitenciário do Estado, com ênfase para as políticas voltadas à valorização do servidor e as demandas da categoria. 

A visita do gestor ocorre após a manifestação de representantes do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) na Alece na semana passada. 

De acordo com Romeu Aldigueri, os representantes fizeram algumas reclamações aos deputados estaduais, o que resultará numa visita técnica dos parlamentares às instalações do complexo prisional do município de Itaitinga na próxima segunda-feira (02/10).

“Semana passada nós recebemos representantes de sindicatos policiais penais, que tinham algumas reclamações, e agora chamamos o secretário para fazer o contraponto e decidimos aqui que, na próxima segunda-feira, às 9 horas, nós iremos convidar todos os deputados e deputadas que queiram conhecer de perto o sistema prisional lá de Itaitinga. Conhecer as ações do Estado em relação ao tema, ao efetivo, à questão prisional e da ressocialização dos presos”, explicou. 

Mauro Albuquerque destacou que prioriza sempre o diálogo durante a sua gestão à frente da Secretaria de Administração Penitenciária estadual e afirmou que todas as demandas trazidas pelo Sindppen-CE foram devidamente encaminhadas. 

“Nós priorizamos sempre o diálogo. Toda vez que nós fomos procurados com as demandas, elas foram encaminhadas. O nosso ex-governador Camilo Santana deu um aumento para eles, nosso governador Elmano, agora, majorou a hora extra para valorizar o servidor. Então são trabalhos que a gente vê diuturnamente, com maior transparência, tendo sempre diálogo com a categoria”, frisou. 

Ainda de acordo com o secretário, a sua visita à Alece serviu para mostrar aos deputados estaduais, acima de tudo, a valorização dos servidores do sistema penitenciário do Ceará. 

“Essa visita à Alece foi importante para a gente conversar, explanar o que acontece dentro do sistema, as ações positivas, a valorização do servidor, para mostrar realmente o que acontece dentro do sistema e a importância do nosso trabalho. O intuito foi mostrar também que o sistema está avançando para poder realmente capacitar aquelas pessoas que estão lá dentro, sob a tutela do Estado, para poder retornar à sociedade com maiores condições de não retornar ao crime”, reforçou. 

Albuquerque destacou ainda que o sistema penitenciário do Ceará foi o primeiro do Brasil no uso de câmeras corporais acopladas nos uniformes dos seus policiais penais, como equipamento de segurança e transparência. De acordo com ele, o Ceará é o primeiro Estado do País e da América Latina a instalar o equipamento dentro do sistema prisional, fornecendo segurança jurídica para o policial e evitando qualquer abuso contra a dignidade da pessoa que está privada de liberdade.

Além do líder do Governo, participaram da reunião os deputados Felipe Mota (União), Fernando Hugo (PSD), Agenor Neto (MDB), Gabriella Aguiar (PSD) e Danniel Oliveira (MDB). 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também