Notícias

Lembranças 96 reverencia a história e carreira musical de Bob Marley

Por Luciana Meneses
02/10/2023 10:11 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Bob Marley - Foto: Divulgação

O programa Lembranças 96, da  rádio FM Assembleia (96,7MHz), desta segunda-feira (02/10) reverencia a história e a carreira musical de Bob Marley, o Rei do Reggae.

Bob Marley, cujo nome real era Robert Nesta Marley, nasceu em Nine Mile, uma cidade pequena na Jamaica, em 6 de fevereiro de 1945. Seu interesse pela música começou ainda na infância, influenciado pelo reggae e pela cultura Rastafári, predominante em seu país natal. 

O primeiro grande sucesso internacional de Bob Marley e sua banda, The Wailers, veio com o lançamento do álbum "Catch a Fire" em 1973, que chamou a atenção para o reggae jamaicano no cenário global. Suas músicas, repletas de mensagens políticas e sociais, alcançaram o sucesso em todo o mundo. Canções como "No Woman, No Cry", "Get Up, Stand Up" e "One Love" se tornaram hinos de esperança e unidade.

Bob Marley também desempenhou um papel crucial na disseminação da cultura Rastafári além das fronteiras da Jamaica, quebrando barreiras culturais e raciais. Ele e a The Wailers realizaram extensas turnês, alcançando públicos diversos e divulgando mensagens de paz, amor e igualdade. Bob Marley rapidamente se tornou um ícone global da música e do movimento Rastafári.

Em 1977, o cantor foi surpreendido com o diagnóstico de câncer, contra o qual lutou por quatro anos. Bob Marley continuou se apresentando ao vivo até o ano de 1980, quando realizou seu último show, em Pittsburgh. No dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos, o cantor morreu, deixando um legado musical e espiritual duradouro que ecoa até os dias de hoje.

Com produção e apresentação de Renan Santos, Lembranças 96 vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 21h, na rádio FM Assembleia.

 

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também