Solenidade destaca pioneirismo e conquistas da Petrobras
Por Ariadne Sousa03/10/2023 18:15 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na tarde desta terça-feira (03/10), sessão solene para celebrar os 70 anos da Petrobras, empresa brasileira que atua na indústria de óleo, gás natural e energia.
A comemoração, que ocorreu na sede do Legislativo da capital, atendeu a requerimento de autoria do deputado Guilherme Sampaio (PT). De acordo com o parlamentar, além de homenagear a empresa em si, é importante que se faça o reconhecimento dos esforços realizados por cada trabalhador que fez parte da trajetória da indústria. “Essa data representa o aniversário do maior empreendimento político, econômico e empresarial do Estado brasileiro ao longo da sua história”, declarou.
Para a subscritora da iniciativa, deputada Larissa Gaspar (PT), o momento se destina ainda para que se possa questionar a privatização de refinarias ligadas à Petrobras, inclusive da unidade da Lubnor em Fortaleza, pois, de acordo com ela, esse movimento gera perdas expressivas para cidades, estados e para o País como um todo. “Graças aos royalties que são obtidos com a extração do petróleo a economia de muitos municípios do Ceará se desenvolveu ao longo desses 70 anos”, destacou a parlamentar.
No âmbito da CMFor, a comemoração é fruto de requerimento do vereador Dr. Vicente (PT), que pontuou que a homenagem é justificada pela importância que a empresa teve para o desenvolvimento industrial e econômico do País, tendo se tornado referência no campo petrolífero. “A Petrobras é do povo brasileiro, é nossa, é dos petroleiros e das petroleiras”, disse.
HOMENAGEADOS
O diretor do Sindipetro-CE/PI, Fernandes Neto, destaca as lutas da categoria que culminaram em campanhas em favor da Petrobras - Foto: Dário Gabriel
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo (Sindipetro-CE/PI), Fernandes Neto, utilizou a tribuna para agradecer aos trabalhadores da categoria e às lutas populares levantadas ao decorrer da história, dentre elas aquelas que culminaram na campanha “O Petróleo é Nosso”, no final da década de 1940. “A luta dos petroleiros independe dos governo, porque ela nunca é para eles, é para toda a classe trabalhadora, para todo o Brasil, é para o desenvolvimento dessa nação, é para manter a nossa Petrobras no caminho certo”, afirmou.
O presidente do diretório do PSB Ceará, Eudoro Santana, ressaltou o sentimento de orgulho por fazer parte de uma empresa tão importante para o Brasil. Ele detalhou que guarda com carinho o capacete que utilizava na época em que era funcionário da Petrobras e que o objeto se tornou uma relíquia familiar.
Na ocasião, foram homenageados os ex-funcionários da Petrobras: Francisco Ariosto Holanda; o músico Ednardo Soares Costa Sousa; Aldeneide Barros Bezerra; a primeira mulher operadora da Lubnor, Marthina de Alcântara Lima, e o líder comunitário do Vicente Pinzon, Francisco Márcio de Lima Pereira.
Receberam certificados ainda José Sérgio Gabrielli de Azevedo, Jean Paul Terra, Cláudia Pereira Gomes, Silvano Cavalcante Lima, Paulo Roberto Gimenes, Wanderlei Antunes Bezerra, Paulo André de Castro Holanda e Francisco Carlos Oriá Fernandes. Além deles, também estiveram entre os agraciados o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo nos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET).
A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do representante do governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário executivo de Articulação Política, Miguel Braz; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro; do presidente do diretório do PSB Ceará, Eudoro Santana, e do vereador da CMFor Ronivaldo Maia (sem partido).
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria