Notícias

Metrofor anuncia convocação de aprovados em concurso em audiência na Alece

Por Geimison Maia
18/10/2023 17:11 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou, durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (18/10), que os aprovados no concurso da empresa serão convocados até a próxima segunda-feira (23/10) por meio do Diário Oficial do Estado. 

A audiência foi realizada para discutir a situação do certame, que foi homologado em dezembro de 2022. Para o deputado Antônio Henrique (PDT), requerente do debate, essa é uma excelente notícia e uma conquista para os aprovados, que passam a ter o esforço devidamente reconhecido. 

O parlamentar lembrou ainda todo o trabalho de mobilização realizado, que iniciou quando um grupo de aprovados buscou o mandato dele para apresentar a pauta. Depois disso, foram realizadas reuniões com o Governo do Estado a fim de estabelecer o diálogo para resolver o impasse sobre as nomeações. 

De acordo com o presidente do Metrofor, Plínio Saboya, serão inicialmente chamados 141 aprovados, mas já há expectativa de novas convocações no futuro. Isso porque a companhia planeja investimentos no modal metroviário do Ceará, como a conclusão da Linha Leste, a diminuição do intervalo de tempo entre viagens na Linha Sul e o aumento do número de trens da linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe). “A empresa precisa de pessoas como vocês, com disposição e garra”, defendeu. 

O deputado Guilherme Sampaio (PT) classificou a audiência pública como histórica. “Estamos fortalecendo o serviço público e reconhecendo o esforço de centenas de pessoas”, avaliou. O parlamentar ressaltou o esforço do governador Elmano de Freitas em cumprir com os compromissos assumidos, mas mantendo a solidez fiscal do Estado. Ele lembrou que houve uma queda de arrecadação de R$ 1,3 bi em razão de mudanças nas alíquotas do ICMS aprovadas pelo Congresso Nacional no ano passado. 

Foto: Paulo Rocha

Guilherme Sampaio informou ainda que cerca de 80% dos custos do Metrofor são subsidiados pelos cofres públicos e, por isso, qualquer investimento na ampliação do sistema precisa ser feito levando em conta os impactos financeiros. 

Falando em nome dos aprovados, Jorge Luís Santos da Silva ressaltou que a companhia possui empregados públicos cedidos pela Companhia Brasileira de Transporte Urbanos (CBTU), além de servidores temporários contratados em processo seletivo realizado em 2016. Em relação aos empregados públicos, ele comentou que esse é um quadro de funcionários que possui uma “média de idade bastante elevada, e muitos já adquiriram o direito de aposentadoria”. 

Jorge Luís chamou ainda a atenção para a importância dos serviços prestados pelo Metrofor, que transporta em média 60 mil passageiros por dia, em linhas distribuídas nas regiões metropolitana de Fortaleza, do Cariri e de Sobral. Além disso, com a perspectiva de ampliação e funcionamento de novas linhas, ele defendeu ser “necessário que haja um reforço do quadro efetivo da empresa”, inclusive com a convocação dos que aguardam no cadastro de reserva do concurso. 

 

Edição: Clara Guimarães 

Veja também