Estudantes de Direito e do ensino médio visitam a Alece nesta quarta-feira
Por Waldyh Ramos/ Wanessa Tavares25/10/2023 17:11 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (25/10), 20 estudantes de Direito da Faculdade Estácio (Campus Via Corpus). A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).
Acompanhados pela professora Marília Barbosa Fernandes, os estudantes foram recebidos pelo deputado Missias Dias (PT), que ressaltou a importância da política na vida das pessoas, o papel da Casa Legislativa e dos deputados. Ele explicou sobre a tramitação dos projetos apresentados pelos parlamentares e salientou a importância dos estudantes, que serão futuros profissionais do Direito, para a elaboração de leis de forma a garantir o estado democrático de direito.
“Além de produzir projetos de interesse da população, quer sejam projetos de lei ou de indicação, os deputados também têm o papel de fiscalizar as ações do Poder Executivo”, esclareceu.
Na oportunidade, os universitários da Estácio conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram à palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.
Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
.jpg)
Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 24 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professora Adélia Brasil Feijó, do bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza assistiram a uma palestra ministrada pela jornalista do Malce, Edna Pontes sobre a importância do voto e a história política do Brasil e do Ceará.
Em seguida, o grupo, acompanhado pela professora de História Emilú Lobo, conheceu o Plenário 13 de Maio, o acervo do Memorial, a Biblioteca César Cals de Oliveira e as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz).
Para a professora Emilú Lobo, o propósito da visita é tornar a Assembleia um espaço conhecido pelos estudantes, promover uma reflexão sobre o papel desse espaço e como os alunos se sentem representados dentro dele. "Principalmente associar a visita ao conteúdo sobre cidadania aplicado em sala de aula, onde os jovens estão sabendo sobre como exercer seus direitos”, afirmou.
O estudante Caio Henrique Gomes, 17 anos, considerou “uma experiência nova e que desperta a curiosidade em conhecer o local onde os deputados que elegemos elaboram as leis e onde debatem assuntos importantes para a melhoria da sociedade”, relata.
Os jovens foram conduzidos pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones(85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo