Solenidade ressalta papel da Secitece no ensino superior e na ciência e tecnologia do Ceará
Por Geimison Maia27/10/2023 19:25 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, em sessão solene na tarde desta sexta-feira (27/10), no Plenário 13 de Maio, os 30 anos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O deputado licenciado Alysson Aguiar (PCdoB), autor do requerimento da homenagem, ressaltou a importância da Secitece na estruturação do ensino superior do Ceará e na indução da ciência e inovação tecnológica. Ele defendeu que as instituições presentes na solenidade se unam na luta pela continuidade da interiorização das instituições de ensino superior em todo o território cearense.
“Sou de São Benedito e conheço de perto as dificuldades de nossos estudantes quando precisam se deslocar para ingressar em universidades em grandes centros urbanos", lembrou o parlamentar. "Devemos, sim, unir forças para que a gente possa estruturar as universidades no interior, construir novos campi e levar a educação superior aos quatro cantos do Ceará”, defendeu.
A titular da Secitece, Sandra Monteiro, que representou o governador Elmano de Freitas na solenidade, ressaltou o trabalho desempenhado pelos ex-gestores da secretaria, além dos servidores, funcionários, pesquisadores e todos que trabalham com ciência, tecnologia e inovação. “É uma honra dar continuidade a essa trajetória de sucesso. E só existe sucesso quando existem pessoas engajadas, dedicadas e cientes da sua missão”, afirmou.
Ela ainda apresentou um panorama das ações desempenhadas na secretaria e dos órgãos e instituições que fazem parte dela, como as universidades públicas estaduais, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), o Instituto Centro de Educação Tecnológica (Centec) e os conselhos estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará e do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (FIT).
Durante a solenidade, 19 pessoas foram homenageadas com certificados, além da concessão de placa comemorativa pelos 30 anos da Secitece, entregue em nome do povo cearense. Falando em nome deles, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, relembrou toda a luta histórica, desde o período da redemocratização do País, em defesa dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Na avaliação de Inácio Arruda, dar prioridade a esses investimentos é fundamental para garantir o desenvolvimento do País. “Não tem como avançarmos na corrida de tirarmos a maioria da população da situação de pobreza se não for por meio de forte investimento em ciência, tecnologia e inovação”, defendeu.
Participaram ainda da mesa da solenidade o deputado Guilherme Sampaio (PT), que presidiu os trabalhos; o chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Altemar da Costa Muniz; o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber Nascimento de Oliveira; o vice-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho de Almeida Cardoso; o presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, e o presidente da Funcap, Raimundo Nogueira da Costa Filho.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Comissão de Infância e Adolescência debate regulamentação de redes sociais em audiência nesta quinta
Autor: Luciana Meneses
Alece destaca papel de conciliadores e mediadores na justiça cidadão em solenidade
Autor: Giovanna Munhoz