Importância da Casa Militar do Ceará é destacada em solenidade na Alece
Por Davi Holanda31/10/2023 20:17 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (31/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 97 anos da Casa Militar do Estado do Ceará. A solenidade atendeu a requerimento dos deputados De Assis Diniz (PT) e Fernando Santana (PT), subscrito pelos deputados Danniel Oliveira (MDB), Agenor Neto (MDB) e pelo presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT).
De Assis Diniz ressaltou que a instituição desde a sua criação, em 1926, tem desempenhado um papel fundamental no Estado, marcada por dedicação, comprometimento e serviço à sociedade cearense. Segundo ele, ao longo de quase um século de existência, a Casa Militar tem acompanhado de perto as transformações sociais, políticas e tecnológicas, adaptando-se constantemente para atender às demandas do governo.
“A instituição continua a ser um pilar de segurança e orgulho para todos os cearenses, e sua trajetória é um testemunho do valor e da importância das forças militares na construção de uma sociedade mais segura e justa. Que esses anos de história sejam celebrados com reconhecimento e gratidão pela dedicação incansável da Casa Militar em servir e proteger”, salientou.
O deputado Fernando Santana falou sobre as funções desempenhadas pela instituição, que contribuem para o pleno exercício do Poder Executivo estadual.
“A Casa Militar, que é um importante órgão do Governo do Estado, tem a função de garantir e zelar pela integridade pessoal dos pilares que compõem o Poder Executivo estadual e seus familiares, bem como das autoridades em visita oficial ao nosso Estado, além de articular informações estratégicas junto a entidades governamentais e da sociedade civil, contribuindo com as demais secretarias e exercendo a finalidade de propiciar o bom e seguro exercício do Poder Executivo”, frisou.
Ao todo, 20 pessoas foram homenageadas com certificados durante a solenidade. O tenente-coronel da PM Alex Ferreira, chefe da Casa Militar e representante do Governo do Estado e dos homenageados da noite, disse que a instituição exerce o papel diário de garantir a segurança de todos os chefes de poderes do Estado, protegendo também o estado democrático de direito.
“Diariamente, protegemos lideranças que o povo cearense escolheu para representá-los. Se estamos comemorando hoje os 97 anos da Casa Militar cearense, é devido a contribuição de dezenas de pessoas que prestaram serviço à instituição. Por isso, nosso papel hoje é continuar honrando o legado de cada um que passou pela Casa Militar, com dedicação e proteção do Estado e do povo cearense”, assinalou.
Também compuseram a mesa da solenidade Teodoro Silva Santos, desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará e futuro ministro do STJ; Waldemir Catanho de Sena Júnior, secretário de Articulação Política do Governo do Estado do Ceará; Coronel Klênio Sávio, comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará; Coronel Cláudio Barreto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; o vereador de Fortaleza, Leonardo Sales Couto Bezerra (PSB); e André Barbosa, assessor especial de Relações Comunitárias.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Novo Código Eleitoral é tema do Questão de Ordem desta terça
Autor: Wanessa Tavares
CCJR aprova indicação de Aline Albuquerque para Conselho Diretor da Arce
Autor: Juliana Melo