Instituições de ensino de Paracuru e Fortaleza visitam a Alece
Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares07/11/2023 17:48 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (07/11), 42 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Hermínio Barroso, do município de Paracuru, no Litoral Oeste. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
O deputado Sargento Reginauro (União), que recebeu os estudantes e os professores no Plenário 13 de Maio, destacou a necessidade de a população acompanhar as atividades nos parlamentos, seja municipal, estadual ou federal, para saber o que está em pauta, quais os debates e o que deve impactar a vida da população. “Aqui discutimos políticas públicas que interferem na vida de cada um de vocês. É preciso acompanhar o trabalho dos eleitos, cobrar o que foi prometido em campanha e sugerir mudanças, quando precisar”, pontuou.
O parlamentar ressaltou ainda que esse momento de visita à Casa é uma oportunidade de entender os trabalhos e o papel de cada ente público, sobretudo dos poderes Legislativo e Executivo. “Até para cobrar é preciso saber cobrar e saber a quem cobrar, se é o prefeito, o vereador, o governador ou o deputado. Cada um teu o seu papel”, disse.
A deputada Dra. Silvana (PL) também recebeu os alunos e os professores no plenário e reiterou o papel das assembleias legislativas para a sociedade, assim como os assuntos discutidos pelos deputados, e reforçou o papel da população de acompanhar as ações realizadas no Parlamento.
Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
Já no período da tarde, 27 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Renato Braga, do bairro Aldeota, em Fortaleza, também foram acolhidos pelo deputado Sargento Reginauro, que apresentou como funciona o Plenário 13 de Maio e falou sobre a transmissão dos eventos da Casa pelas redes sociais.
Após a palestra com o deputado, o grupo, acompanhado pelos professores Francisco Fontenele Santana (Educação Física e Formação Cidadã) e Carlos Saraiva (Língua Portuguesa), recebeu as boas-vindas do coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, da coordenadora da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, e da assessora da Ouvidoria, Lianne de Alencar.
O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, falou para os alunos sobre a oportunidade de conhecerem a história política no Ceará através de maquetes e equipamentos ilustrativos no Malce. Eles também visitaram a exposição “História e Memória da Educação no Ceará”, que segue em cartaz na Alece até o dia 30 de novembro.
Já Isabel Chaves e Lianne de Alencar, da Ouvidoria Parlamentar, distribuíram folders informativos para os alunos sobre o papel da Ouvidoria Parlamentar e sobre os canais (e-mail, telefone e WhatsApp) pra terem acesso ao órgão.
O grupo foi conduzido pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece reconhece atuação do BPChoque e da CPCães em sessão solene
Autor: Guilherme de Andrade
Campanha do Agosto Dourado é um dos destaques do Alô Alece desta terça
Autor: Amanda Andrade*, com Assessoria