Siga-me visita a exposição Elas- De Musa a Autoras- 50 anos da Unifor
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria08/11/2023 17:46
Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quarta-feira (08/11), visita a exposição “Elas- De Musas a Autoras, Unifor 50 Anos”, da curadoria de Denise Mattar, que reúne cerca de 150 obras da Coleção Fundação Edson Queiroz, em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A obra-símbolo da mostra é a tela chamada “Figura (O Passaporte)”, 1922, de Tarsila do Amaral, que foi recentemente adquirida pela Fundação Edson Queiroz. A exposição, em comemoração aos 50 anos de criação da Unifor (comemorado dia 21 de março), se propõe a gerar, a partir das obras, uma ampla discussão sobre diversos aspectos da questão de gênero. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Denise Mattar reflete que durante um longo período, coube à mulher apenas o papel de musa. Segundo ela, o quadro se modifica um pouco com a chegada do Modernismo, que possui duas mulheres como suas principais representantes – Anita Malfatti e Tarsila do Amaral – suas mais importantes artistas plásticas. A curadora lembra também as artistas Lygia Clark e Lygia Pape, que alcançaram reconhecimento nacional e internacional nas décadas de 1950/70, e ainda as contemporâneas Adriana Varejão e Beatriz Milhazes.
Com patrocínio do Banco Santander e apoio da Nacional Gás, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, a exposição ocupará as três alas do pavimento superior do Espaço Cultural Unifor. A primeira será destinada às Musas e obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema.
Na segunda, intitulada Autoras, serão exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras. São apresentadas 83 obras de 33 artistas mulheres já reconhecidas como autoras. Não por acaso, esse núcleo tem início na década de 1920, momento no qual a introdução do modernismo traz uma maior integração das mulheres ao circuito de arte.
Além do espaço Diálogo, para debates, intervenções e ativações, no qual acontecerão atividades de interação entre cursos da Unifor e a exposição apresentada, bem como bate-papos da comunidade acadêmica e público externo com convidados.
Apresentado por Jânio Alves, o Siga-me é um programa que visita importantes espaços culturais pelo Ceará. A edição é de Samuel Frota, produção de Celina Diógenes e imagens do cinegrafista José Nilson. Como assistir à TV Assembleia: Fortaleza - canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral - canal 31.1; Juazeiro do Norte - canal 7.3. Na TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Para rever o programa no YouTube: TV Assembleia - Ceará.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria