Notícias

Lembranças 96 relembra história e sucessos da banda Bread

Por Luciana Meneses
27/11/2023 10:24 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

O programa Lembranças 96, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta segunda-feira (27/11), relembra a história e os sucessos da banda norte-americana Bread. 

Ícone do soft rock dos anos 1970, a banda foi formada em 1968, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Seus membros fundadores incluíam o talentoso vocalista e guitarrista David Gates, o guitarrista James Griffin, o tecladista Larry Knechtel, o baixista Robb Royer e o baterista Mike Botts. A proposta do grupo refletia a ideia de um som suave e agradável, alinhado ao estilo musical emergente do soft rock.

Os primeiros anos da banda foram marcados pelo lançamento de seu álbum de estreia homônimo, "Bread", que continha músicas que se tornariam clássicas, como "Dismal Day" e "It Don't Matter to Me". A voz suave de Gates, aliada às harmonias impecáveis da banda, marcavam o tom melódico que se tornou sua principal característica.

A virada para a década de 1970 marcou o auge da popularidade do Bread, com o lançamento de álbuns que emplacaram a banda no cenário musical. "On the Waters" (1970) e "Manna" (1971) foram álbuns que contribuíram para a ascensão meteórica da banda. A canção "Make It with You", do álbum "On the Waters", tornou-se um sucesso instantâneo, alcançando o topo das paradas e garantindo ao Bread seu primeiro single número um.

A capacidade da banda de criar baladas românticas e introspectivas, muitas vezes escritas por David Gates, conquistou fãs em todo o mundo. Outros grandes sucessos desse período incluem "If" e “Baby I'm-a Want You” - todas as canções chegaram ao topo das paradas e do sucesso comercial. Com uma mistura de letras emotivas e arranjos suaves, a Bread era constantemente tocada nas estações de rádio e nas paradas musicais.

O cansaço das constantes gravações e turnês se instalou, apesar do sucesso da banda; os relacionamentos pessoais começaram a ficar tensos e o grupo separou-se em 1976, reunindo-se algumas vezes ao longo dos anos para turnês. 

Em 2005, Griffin e Botts morreram vítimas de câncer, aos 61 anos. Em agosto de 2009, Knechtel faleceu de ataque cardíaco, aos 69 anos, deixando Gates e Royer como os únicos membros sobreviventes. Royer continua envolvido com música, inicialmente trabalhando em seu estúdio, Nashfilms, no Tennessee, e Gates optou por se aposentar da música.

Com produção e apresentação de Renan Santos, o Lembranças 96 vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 21h, na rádio FM Assembleia (96,7MHz).

 

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também