Atuação do engenheiro de pesca é destacada em sessão solene na Alece
Por Juliana Melo14/12/2023 20:38 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Celebrado anualmente em 14 de dezembro, o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca foi comemorado nesta terça-feira (14/12), durante sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A data faz referência à colação de grau da primeira turma de profissionais da área no Brasil, que aconteceu no ano de 1974, em Pernambuco. A solenidade foi realizada atendendo a requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PDT), Júlio César Filho (PT) e Gabriella Aguiar (PSD).
Sérgio Aguiar destacou a dedicação e os sacrifícios que são exigidos dos profissionais da área. Ele explicou que a profissão cresceu muito nos últimos anos e, no Ceará, são formados profissionais que se destacam em todo o Brasil.
Segundo o parlamentar, o Estado é o maior produtor de camarão do Brasil e tem oito dos dez municípios brasileiros que mais produzem camarão. Ele atribuiu esse sucesso à atuação dos profissionais cearenses de engenharia de pesca, que desenvolveram tecnologias para produzir camarão de água salgada em piscinas artificiais em pleno interior, em cidades sem mar, como no município de Jaguaruana.
Sérgio Aguiar frisou ainda que o Ceará é o segundo maior exportador de peixes marinhos ornamentais do País. Por outro lado, o Estado deixou de ser um dos maiores produtores de tilápia do País, devido à pouca recarga de água dos grandes açudes, o que fez a produção cair de 2.500 toneladas ao mês para 800 toneladas. "Existe a esperança da chegada efetiva das águas do rio São Francisco, para que possamos voltar a liderar a tilapicultura nacional".
O deputado finalizou pontuando que, "para crescer ainda mais, o setor precisa de leis menos proibitivas e burocráticas e de incentivo às exportações e preços mais acessíveis do frete para itens perecíveis".
Antônio Diogo Lustosa, presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará, destaca papel dos profissionais no crescimento da produção de camarão no Ceará - Foto Máximo Moura
O presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará, Antônio Diogo Lustosa, ressaltou os dados de produção do Estado e lembrou também que o Ceará é o grande produtor nacional de camarão, com 54% do total produzido no País.
"Essas produções devem muito aos profissionais de engenharia de pesca. Eles foram fundamentais para que esses números fossem tão favoráveis e eles estão presentes em todas as áreas, desde a nutrição, produção de alevinos, no desenvolvimento de projetos e implantação de fazendas para aquicultura, no manejo e engorda do pescado, processamento, comercialização, desenvolvimento de tecnologia, assistência técnica, além do licenciamento ambiental e na fiscalização da profissão, através do Crea-CE", explicou.
Um dos homenageados, o diretor da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mutua-CE), Pedro Idelano de Alencar Felício, destacou a nova realidade da profissão, em que a tecnologia se torna mais presente e necessária para os profissionais da área. Ele sugeriu que a Casa fortaleça o uso da tecnologia e reforçou que isso trará resultados para toda a sociedade.
O secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará, Oriel Nunes, disse que o governo recriou a secretaria e destacou ações do Estado na desburocratização das licenças para pequenos e microprodutores de camarão, além de entrega de kits individuais, canoas, kits multimídia, entre outras ações. "É uma secretaria nova, mas nós estamos lá para lutar pelo pescador", pontuou.
Durante a solenidade, também foram homenageados os professores Carlos Geminiano Nogueira Coelho, João Vicente Mendes Santana e Marcelo Vinícius do Carmo e Sá, além dos engenheiros de pesca Hudson Makson Rocha Lucena, Raquel Carvalho Aguiar, Paulo Romeu Sales Praciano (in memoriam), Rochelle Cruz de Araújo Bezerra, João Henrique Cavalcante Bezerra, Mayara Maria de Lima, bem como a superintendente da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Ceará, Keivilanny Dias Moura Gonçalves, e o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE)
Também estiveram presentes o presidente Associação dos Produtores de Camarão do Ceará, Luiz Paulo Sampaio Henriques; representantes da Associação dos Servidores da Adagri; o prefeito de São João do Jaguaribe, Raimundo César Morais, e o secretário executivo da Pesca e Aquicultura do Estado, Luiz Vieira de França Neto.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade