Notícias

Companhia de Bombeiros da Alece recebe novos EPIs e realiza treinamento do efetivo

Por Gleydson Silva/ com Comunicação Interna
01/02/2024 10:41 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Efetivo da 1ª Cia/CBC recebeu treinamento sobre o uso dos novos equipamentos - Foto: Dario Gabriel

A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebeu novos equipamentos de proteção individual (EPIs), itens essenciais para o efetivo atuar em situações de princípio de incêndio. A companhia também realizou, nesta semana, um treinamento para orientar o efetivo sobre o uso desses EPIs.

O comandante da 1ª Companhia de Bombeiros, coronel Leandro Nogueira, participou, na última segunda-feira (29/01), do treinamento do efetivo e destacou a importância dos equipamentos para as atividades. ''A Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira, kits de EPIs que  incluem capacetes,  luvas, capa, calças, balaclavas e equipamentos de proteção respiratória, que são fundamentais para proteger as vias respiratórias nas operações de combate a incêndio”, adiantou.

Com esses itens, segundo o comandante, os bombeiros podem atuar da maneira mais eficaz possível e com toda a proteção na hora de uma ocorrência. “O nosso efetivo recebeu uma melhoria na prática desse tipo de atividade. O Corpo de Bombeiros atualmente tem técnicas para que o bombeiro possa se equipar da maneira mais rápida e mais correta possível para combater o sinistro de forma mais eficiente'', reforçou. 

O major Filipi Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), foi quem conduziu o treinamento no começo da semana. De acordo com ele, a iniciativa visou capacitar o efetivo de bombeiros da Alece para o uso dos equipamentos de proteção individual.

''Esses equipamentos permitem aos bombeiros entrarem em zonas de incêndio ativo, com muito fogo e fumaça. Para esse tipo de ação, é necessário capacitar os bombeiros para o uso correto dos equipamentos e apresentar como é que funciona o mecanismo de atuação deles. Dentre as orientações, falamos sobre os testes feitos nos equipamentos. Diariamente, quando vai assumir o serviço, o bombeiro deve testar os equipamentos para que ele esteja apto para atuar nas ocorrências”, explicou o major Filipi Ribeiro.

1ª CIA/CBC

A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC) é vinculada ao Comando de Bombeiro da Capital (CBC), com instalação na sede da Alece. Tem como finalidade executar operações bombeiro militar relativas às atividades de formação de brigadas de combate a incêndio, à elaboração de planos de vistoria técnica na área de prevenção contra incêndio e de planos de contingência, prestação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio e salvamento, assim como realização de atividades de defesa civil.

Também é responsável por operações de bombeiro militar no que se refere à prestação de atendimento pré-hospitalar e ao planejamento operacional nos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo do Estado, salvaguardando a integridade física de parlamentares, funcionários, convidados, visitantes, transeuntes e moradores do entorno da Alece.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também