Notícias

Siga-me apresenta mostra em homenagem a Carolina Maria de Jesus

Por ALECE
21/02/2024 14:00 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da TV Assembleia (canal 31.1), visita, nesta quarta-feira (21/02), a exposição “Carolinas”, em cartaz na Caixa Cultural. A mostra homenageia a mineira Carolina Maria de Jesus, uma das escritoras mais relevantes da literatura brasileira, e destaca também o trabalho de artistas negras cearenses da contemporaneidade.

Com curadoria de Raffaella Fernandez e Nicole Machado, a mostra reúne fotografias, matérias jornalísticas, trechos de livros e trabalhos inéditos da escritora mineira. No espaço, o visitante encontra também obras das artistas negras Alexia Ferreira, Ana Aline Furtado, Dhiovana Barroso, Dinha Ribeiro, Francisca Oliveira, Sarah Forte, Renata Felinto e Pretarau (Sarau das Pretas), as “Carolinas Contemporâneas”.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma das primeiras escritoras negras do País a tematizarem o cotidiano marginalizado das favelas. Suas obras foram lançadas em 46 países e traduzidas para 16 idiomas. A escritora deixou um enorme legado e também acervo literário. Foram mais de cinco mil páginas escritas, entre romances, poemas e canções. O livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, lançado em 1960, é a obra de maior destaque da autora.

Apresentado por Jânio Alves, o Siga-me é um programa que visita importantes espaços culturais pelo Ceará. A edição é de Samuel Frota, produção de Celina Diógenes e imagens do cinegrafista Evandro Ferreira. Vai ao ar às 19h e posteriormente é disponibilizado também no YouTube da TV Assembleia.

Como assistir a TV Assembleia:  Fortaleza - canais 31.1 e 7.3 (digital);Sobral - canal 31.1Juazeiro do Norte - canal 7.3.Na TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148).Para rever o programa no YouTube: TV Assembleia - Ceará.

Edição: Clara Guimarães

Veja também