Notícias

Questão de Ordem destaca campanha de conscientização sobre a leucemia

Por Juliana Melo/com Assessoria
13/02/2024 12:30

Compartilhe esta notícia:

Médica Ana Clara Capassi e jornalista Renato Abreu

Nesta terça-feira (13/02), às 19h30, o programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe a médica oncologista Ana Clara Capassi para falar sobre o Fevereiro Laranja, campanha de conscientização sobre prevenção, diagnóstico e combate à leucemia. 

As ações ocorrem neste mês, em alusão ao Dia Mundial do Câncer, que é lembrado em 04 de fevereiro. A campanha Fevereiro Laranja visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e sensibilizar a população sobre a necessidade da doação de medula óssea. 

Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o número estimado de novos casos de leucemia por ano para o Brasil, no triênio de 2023 a 2025, é de 11.540. Só no Ceará, são esperados 850 novos casos no mesmo período. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, a leucemia ocupa a décima posição entre os tipos de câncer mais frequentes no País. 

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), esse tipo de câncer do sangue surge quando os glóbulos brancos (células de defesa) começam a se reproduzir de maneira descontrolada na medula óssea. Existem diferentes subtipos da doença, divididos em dois grandes grupos: leucemias agudas e leucemias crônicas. Cada uma delas apresenta particularidades clínicas, mas o que todas têm em comum é a possibilidade de bons resultados no tratamento quando o diagnóstico é precoce. 

ENTREVISTADA
Ana Clara Capassi é médica oncologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Ela é formada pela PUC-Campinas (2011-2016), possui residência médica em Clínica Médica pelo SUS-SP (2017-2019) e em Oncologia Clínica pela PUC-SP (2019-2022). Atualmente é oncologista clínica do Grupo ICC, atuando pelo Hospital São Raimundo (HSR).

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

A transmissão da TV pode ser vista em Fortaleza  pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Sobral: canal 31.1; em Juazeiro do Norte: canal 7.3. 

O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também