Notícias

Atuação do Centec na formação de jovens é destacada em solenidade na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
23/02/2024 17:42 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) completa 25 anos no próximo 09 de março e, para celebrar a data, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (23/02). O evento atendeu a solicitação dos deputados Marcos Sobreira (PDT), De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT). Durante a homenagem, foi exaltado o papel do instituto na formação profissional de 600 mil jovens cearenses ao longo de sua existência.

O deputado Marcos Sobreira, que presidiu a sessão, reforçou o papel transformador do instituto na vida das pessoas. Para ele, o trabalho realizado pelo Centec “leva verdadeiramente dignidade à vida das pessoas”. “São oportunidades em que jovens, que muitas vezes não ingressam no mercado de trabalho após o ensino médio, conquistam uma vaga a partir da qualificação oferecida pelo instituto”. 

Guilherme Sampaio também reforçou que o público atendido pelo Centec, em sua maioria, compõe a faixa etária 18 a 24 anos, uma fase “crítica” para os jovens, visto que 37% dos brasileiros nesse intervalo geracional não estudam e nem trabalham, informou. 

"Isso faz com que o trabalho desenvolvido pelo Centec seja de extrema relevância social, e essa solenidade acontece no sentido de agradecer em nome desses jovens e reconhecer o grande trabalho realizado com muita dedicação pelos profissionais do instituto”, reconheceu.

Presidente do Centec, Acrísio Sena, defende ampliação da área de atuação do instituto / Foto: Máximo Moura

O presidente do Centec, Acrísio Sena, apontou que a atuação do instituto precisa ser ampliada. Atualmente existem 34 unidades espalhadas por todo o Ceará, mas, conforme Acrísio, é possível incrementar o serviço e beneficiar ainda mais pessoas.

“Precisamos estar atentos e aproveitar esse momento político e nos alinhar com o Governo Lula, o Governo Elmano de Freitas, a presença de Camilo Santana no Ministério da Educação, além de nossos representantes na Câmara Federal e Senado para conquistar melhorias que só vão contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou. 

O Centec é “pioneiro em sua área de atuação, e o trabalho que realiza não é feito por nenhuma outra instituição de ensino”, pontuou Acrísio.

Dez profissionais ligados ao centro, entre ex-gestores, coordenadores e técnicos, foram homenageados durante a solenidade em reconhecimento ao trabalho prestado. Entre eles, o ex-deputado estadual Ariosto Holanda, um dos membros fundadores do Centec. Acrísio Sena e a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Sandra Monteiro, também receberam homenagem especial do corpo de profissionais do instituto.

Também participaram da solenidade o desembargador Antônio Parente, do Tribunal do Trabalho do Ceará; o diretor do Senai, Paulo André Holanda, e o vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia (sem partido).

Edição: Clara Guimarães

Veja também