Notícias

Estudantes de Aquiraz e do bairro Parquelândia visitam Alece nesta quarta-feira

Por Ricardo Garcia/Pedro Emmanuel Goes
28/02/2024 15:43

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (28/02), estudantes do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e do bairro Parquelândia, na Capital. As visitas fizeram parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

Na parte da manhã, 21 alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Aluizio Bernardo de Castro, do bairro Camará, em Aquiraz, conheceram as dependências da Alece. Os estudantes, acompanhados pela coordenadora da escola, Iolaene Abreu, e pela professora Lucivânia Oliveira, foram recebidos no Plenário 13 de Maio pela deputada Emília Pessoa (PSDB), que destacou a importância da participação da juventude na política.

“A política é o instrumento pelo qual nós podemos fazer a mudança na sociedade. Esse projeto da Assembleia faz com que seja despertado em vocês o agente político que cada um de nós pode ser, enquanto cidadão e enquanto sociedade”, enfatizou a parlamentar.

Foto: Máximo Moura

No período da tarde, foi a vez de 35 alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada no bairro Parquelândia, de Fortaleza, conhecerem as instalações do Legislativo cearense.  Os estudantes, acompanhados dos professores Júlio César e Tiago Jota, foram recepcionados pela servidora Edna Pontes, que explicou sobre o funcionamento da Casa e o processo legislativo.

O professor Júlio César Maia, que ministra a disciplina Segurança do Trabalho, reforçou a importância da visita para a formação dos estudantes. “Eles têm uma disciplina chamada Legislação e Normas que os apresenta o corpo geral de leis e sua importância. Assim, conhecer o parlamento e o processo legislativo tem muito a contribuir para seu êxito em sala de aula e vida profissional”, disse. 

Durante a visita, os alunos conheceram ainda o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia e o Malce.

Os jovens foram acompanhados pela equipe do Memorial formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes e Thiago Araújo. Já a equipe da tarde do projeto é  composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

O projeto O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Lusiana Freire

 

 

 

Veja também