Notícias

Questão de Ordem debate implantação de biometria facial nos estádios

Por Juliana Melo/com Assessoria
29/02/2024 15:57

Compartilhe esta notícia:

Promotor André Araújo Barbosa e jornalista Renato Abreu

Nesta quinta-feira (29/02), às 19h30, programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe o promotor do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), André Araújo Barbosa, para falar sobre a implantação de biometria facial em estádios do Castelão (Fortaleza) e Romeirão (Juazeiro do Norte).

O uso da biometria facial para acesso aos equipamentos faz parte do Acordo de Cooperação do projeto “Estádio Seguro”, idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O MPCE, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), vem atuando, desde o ano passado, para que a implantação da biometria facial seja efetivada nas praças esportivas com capacidade para mais de 20 mil pessoas

A previsão é que os estádios do Castelão e Romeirão passem a ter biometria facial para acesso de torcedores até 25 de junho de 2025, conforme foi informado pelo secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro. A expectativa é que seja possível ter controle do acesso e identificação para impedir a entrada de pessoas que tenham sido afastadas do estádio por mal comportamento

Assinado em setembro de 2023, o Acordo de Cooperação do projeto “Estádio Seguro” tem como objetivo somar esforços às políticas de segurança pública para tornar futebol brasileiro mais seguro para jogadores e torcedores. Outras medidas do projeto incluem ações e iniciativas que proíbam e previnam atos de violência, racismo, xenofobia, sexismo, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação e violência no âmbito esportivo, além da manipulação de condutas e resultados esportivos, em afronta à integridade esportiva e à imprevisibilidade do resultado.

ENTREVISTADO

O promotor do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), André Araújo Barbosa, ingressou no MPCE em 2002 e integra, desde 2018, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor. É titular da 178ª Promotoria de Justiça de Fortaleza e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2015). É especialista em Direito e Processo Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1996) e graduado em Direito (UFC/1999) e Comunicação Social (UFC/1994).

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

O programa também é exibido no Youtube da TV Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também