Programa Alcance lança cartilha de apoio à saúde mental de estudantes
Por Giovanna Munhoz09/03/2024 11:26 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, por meio do programa Alcance, a cartilha “Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizagem”, neste sábado (09/03), durante o aulão do Alcance Enem. A publicação conta com a parceria da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social e da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS).
A cartilha foi distribuída antes do início da aula, e a versão digital estará disponível na plataforma Alcance Virtual. A ação faz parte das atividades do Alcance Socioemocional, lançado em 2020, e é mais uma ferramenta de apoio à saúde mental dos estudantes.
Para a deputada Jô Farias (PT), coordenadora do programa Alcance, focar na saúde mental de jovens que se preparam para o futuro é de extrema importância. “O programa Alcance busca dar oportunidade para estudantes, preparando para o vestibular e para o mercado, mas não é apenas isso. Buscamos também acolher esses jovens e suas famílias e disponibilizar ferramentas de apoio emocional para cada um. O lançamento dessa cartilha mostra esse compromisso da Alece”, disse.
.jpeg)
Foto: Marcos Moura
A parlamentar agradeceu ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), e à primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, pelo trabalho contínuo de apoio e pelo cuidado com a educação e a saúde mental dos jovens cearenses.
A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Rejane Sales, explicou que, além da cartilha, outras atividades do Alcance Socioemocional dão suporte aos estudantes. “São plantões psicológicos, rodas de conversas, palestras e demais atividades que buscam dar embasamento emocional aos jovens”, explicou.
"Esse é um momento fundamental para o protagonismo das nossas juventudes. E nós, que fazemos o Alcance, compreendemos essa dimensão. As portas da universidade se abrem para uma juventude com muita preparação, com conteúdo, mas também com equilíbrio emocional", pontuou o coordenador pedagógico do Alcance Enem, professor Evaldo Lima.
A estudante do 3° ano Glenda Williams, da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, prepara-se para o Enem por meio do programa Alcance. A jovem enfatizou que os cuidados com a saúde mental durante os estudos para o vestibular são essenciais. “A carga emocional é muito intensa, então cuidar da saúde mental é preciso, para que o aluno não fique doente. As ações que a Assembleia disponibiliza dentro do Alcance são muito relevantes para nós que precisamos não apenas da capacidade de aprender, mas também precisamos de equilíbrio emocional para ultrapassar essa etapa”, disse.
.jpeg)
Foto: Marcos Moura
ALCANCE SOCIOEMOCIONAL
Além dos conteúdos voltados para o Enem, o Alcance tem uma proposta humanística para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes com a ação do Alcance Socioemocional.
As atividades serão iniciadas no dia 16 de março e incluem plantões psicológicos com profissionais das áreas da pedagogia, psicopedagogia e psicologia aos sábados para os estudantes e grupos socioemocionais.
PROGRAMA ALCANCE
No último sábado (02/03), o Alcance Enem realizou sua aula inaugural. Os estudantes lotaram os auditórios Deputado João Frederico Ferreira Gomes (anexo II) e Murilo Aguiar (sede), além de outras 15 salas do anexo II da Alece, para acompanhar a recepção e as primeiras atividades do Alcance neste ano.
O evento contou com a participação de instituições de ensino superior para a apresentação de cursos de graduação e a presença de ex-alunos aprovados para inspirar os novos participantes a conquistarem a sua aprovação. Em 2023, o programa teve 627 aprovações no Enem e contou com mais de 12.500 participantes nos seus quatro eixos de atuação: Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante.
Para os alunos que não conseguiram realizar a inscrição na modalidade presencial, o programa disponibiliza a modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma Alcance Virtual, principal suporte educacional dos estudantes. Nela, o participante pode acessar o material didático, videoaulas, slides utilizados pelos professores, exercícios de aprendizagem, provas oficiais do Enem, realização de simulados do Enem on-line, interatividade por e-mail, laboratório de redação com temáticas semanais e correção virtual.
Para participar da modalidade EaD, basta realizar o cadastro na plataforma para ter acesso a todos os conteúdos, ações de preparação para os vestibulares e acompanhar as aulas ao vivo, todos os sábados, das 8h às 12h15, pela TV Assembleia (canal 31.1); YouTube: Alcance Enem e Facebook: Alcance Enem. Ainda nessa modalidade, o Alcance garante a interatividade entre professor e aluno por meio de tira-dúvidas em tempo real, por meio do WhatsApp (85) 98125.1979.
SERVIÇO
Aulas do Alcance Enem
Segunda a sexta, 8h às 17h. Sábado, 8h às 13h.
Para se inscrever nos cursos e obter mais informações, basta acessar a plataforma alcancevirtual.al.ce.gov.br.
Endereço: Rua Barbosa de Freitas (Esquina com a Av. Pontes Vieira) - Anexo II da Assembleia Legislativa. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza, CE.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo