Notícias

Programa Alcance lança cartilha de apoio à saúde mental de estudantes

Por Giovanna Munhoz
09/03/2024 11:26 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Cartilhade apoio à saúde mental dos estudantes do Alcance Enem é iniciativa do programa Alcance Socioemocional - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, por meio do programa Alcance, a cartilha “Desenvolvimento Socioemocional e Aprendizagem”, neste sábado (09/03), durante o aulão do Alcance Enem. A publicação conta com a parceria da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social e da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS).

A cartilha foi distribuída antes do início da aula, e a versão digital estará disponível na plataforma Alcance Virtual. A ação faz parte das atividades do Alcance Socioemocional, lançado em 2020, e é mais uma ferramenta de apoio à saúde mental dos estudantes. 

Para a deputada Jô Farias (PT), coordenadora do programa Alcance, focar na saúde mental de jovens que se preparam para o futuro é de extrema importância. “O programa Alcance busca dar oportunidade para estudantes, preparando para o vestibular e para o mercado, mas não é apenas isso. Buscamos também acolher esses jovens e suas famílias e disponibilizar ferramentas de apoio emocional para cada um. O lançamento dessa cartilha mostra esse compromisso da Alece”, disse.

Foto: Marcos Moura

A parlamentar agradeceu ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), e à primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, pelo trabalho contínuo de apoio e pelo cuidado com a educação e a saúde mental dos jovens cearenses.

A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Rejane Sales, explicou que, além da cartilha, outras atividades do Alcance Socioemocional dão suporte aos estudantes. “São plantões psicológicos, rodas de conversas, palestras e demais atividades que buscam dar embasamento emocional aos jovens”, explicou.

"Esse é um momento fundamental para o protagonismo das nossas juventudes. E nós, que fazemos o Alcance, compreendemos essa dimensão. As portas da universidade se abrem para uma juventude com muita preparação, com conteúdo, mas também com equilíbrio emocional", pontuou o coordenador pedagógico do Alcance Enem, professor Evaldo Lima.

A estudante do 3° ano Glenda Williams, da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, prepara-se para o Enem por meio do programa Alcance. A jovem enfatizou que os cuidados com a saúde mental durante os estudos para o vestibular são essenciais. “A carga emocional é muito intensa, então cuidar da saúde mental é preciso, para que o aluno não fique doente. As ações que a Assembleia disponibiliza dentro do Alcance são muito relevantes para nós que precisamos não apenas da capacidade de aprender, mas também precisamos de equilíbrio emocional para ultrapassar essa etapa”, disse. 

Foto: Marcos Moura

ALCANCE SOCIOEMOCIONAL

Além dos conteúdos voltados para o Enem, o Alcance tem uma proposta humanística para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes com a ação do Alcance Socioemocional.

As atividades serão iniciadas no dia 16 de março e incluem plantões psicológicos com profissionais das áreas da pedagogia, psicopedagogia e psicologia aos sábados para os estudantes e grupos socioemocionais. 

PROGRAMA ALCANCE

No último sábado (02/03), o Alcance Enem realizou sua aula inaugural. Os estudantes lotaram os auditórios Deputado João Frederico Ferreira Gomes (anexo II) e Murilo Aguiar (sede), além de outras 15 salas do anexo II da Alece, para acompanhar a recepção e as primeiras atividades do Alcance neste ano.

O evento contou com a participação de instituições de ensino superior para a apresentação de cursos de graduação e a presença de ex-alunos aprovados para inspirar os novos participantes a conquistarem a sua aprovação. Em 2023, o programa teve 627 aprovações no Enem e contou com mais de 12.500 participantes nos seus quatro eixos de atuação: Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante.

Para os alunos que não conseguiram realizar a inscrição na modalidade presencial, o programa disponibiliza a modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma Alcance Virtual, principal suporte educacional dos estudantes. Nela, o participante pode acessar o material didático, videoaulas, slides utilizados pelos professores, exercícios de aprendizagem, provas oficiais do Enem, realização de simulados do Enem on-line, interatividade por e-mail, laboratório de redação com temáticas semanais e correção virtual. 

Para participar da modalidade EaD, basta realizar o cadastro na plataforma para ter acesso a todos os conteúdos, ações de preparação para os vestibulares e acompanhar as aulas ao vivo, todos os sábados, das 8h às 12h15, pela TV Assembleia (canal 31.1); YouTube: Alcance Enem e Facebook: Alcance Enem. Ainda nessa modalidade, o Alcance garante a interatividade entre professor e aluno por meio de tira-dúvidas em tempo real, por meio do WhatsApp (85) 98125.1979.

SERVIÇO  

Aulas do Alcance Enem

Segunda a sexta, 8h às 17h. Sábado, 8h às 13h. 

Para se inscrever nos cursos e obter mais informações, basta acessar a plataforma alcancevirtual.al.ce.gov.br.

Endereço: Rua Barbosa de Freitas (Esquina com a Av. Pontes Vieira) - Anexo II da Assembleia Legislativa. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza, CE.

Edição: Lusiana Freire

Veja também