Notícias

Ciadi realiza ação de conscientização e participa de evento sobre síndrome de Down

Por ALECE
18/03/2024 16:50 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Show de inclusão - Foto: Celso Oliveira

Informar, conscientizar e celebrar. Muitas são as ações para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03) e, nesse sentido, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), vem realizando diversas atividades e participando de várias iniciativas.  

Na última semana, o Ciadi promoveu ações de sensibilização em unidades do Vapt Vupt em Fortaleza. O público que esteve nos locais em busca de serviços variados teve a oportunidade de conhecer mais sobre a síndrome de Down com a equipe de profissionais do órgão da Alece. 

Riva Oliveira, assistente social do Ciadi, explicou a importância de levar informação às pessoas, uma vez que, “infelizmente, ainda não existe esse entendimento em relação à síndrome de Down, ao autismo e a tudo o que envolve as pessoas com deficiências”. Por isso a necessidade de divulgar, tirar dúvidas das pessoas, ampliando o conhecimento de uma forma geral.   

Entre as questões abordadas pela equipe do Ciadi estavam as características da trissomia do cromossomo 21, o fato de não ser uma doença, mas uma condição genética, aspectos da Lei Brasileira de Inclusão, as potencialidades das pessoas com T21 e a necessidade de integração.  

Os profissionais do Ciadi percorreram as unidades do Vapt Vupt do Papicu, Antônio Bezerra, Centro e Messejana nos turnos da manhã e da tarde.   

Ação no Vapt Vupt - Foto: Bia Medeiros

UM SHOW DE INCLUSÃO 

Ainda na programação, equipe de profissionais do Ciadi esteve presente na tarde do último domingo (17/03) no evento Um Show de Inclusão, na Beira Mar de Fortaleza. 

Promovido pela Associação Fortaleza Down, o evento contou com apresentações artísticas, atividades e serviços promovidos por órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Etufor em um chamado para a sociedade desconstruir os preconceitos relacionados às pessoas com síndrome de Down. 

Com diversão para as famílias presentes, Um Show de Inclusão teve entre as apresentações o sanfoneiro Waldonys, que chegou à praia de paraquedas; o músico Matheus Gabriel; a banda Som Kids; a dupla Luis Marcelo e Gabriel, entre outras atrações.   

Em 2024, a campanha de mobilização tem como tema “Menos estereótipos, mais oportunidades”.  

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA 

Na semana em que se comemora do Dia Internacional da Síndrome de Down, o Ciadi promove diversas atividades: palestras com as famílias acompanhadas pelo centro na segunda e quarta-feira e, na quinta, dia 21, uma blitz de conscientização a partir das 8 horas no entorno da Alece. Nesse dia, a partir das 13h30, ocorre o “II Seminário Ciadi síndrome de Down: essência de puro amor”, realizado no auditório Murilo Aguiar da Alece, com parceria da Associação Fortaleza Down.   

Da Redação/com Assessoria

Veja também