Notícias

Elly Uchoa é o convidado desta edição do Qual é o Tom

Por Ana Vitória Marques
29/03/2024 10:00

Compartilhe esta notícia:

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), deste sábado (30/03) recebe o compositor, intérprete, instrumentista e poeta Elly Uchoa. O artista deve falar sobre sua trajetória na música. A edição vai ao ar a partir das 12h. 

Nascido em Iguatu, terra de Evaldo Gouveia, Humberto Teixeira e Eleazar de Carvalho, e criado no Trairi, de onde vem Eliseu Eli Barbosa (Pai), Álvaro Martins, Maria Pia, e José Silva Novo, Elly Uchoa começou a cantar e a tocar aos 11 anos, por influência de seus pais, principalmente de sua mãe, uma exímia cantora.

Ao se mudar para Fortaleza, se envolveu com vários movimentos artísticos, como artes plásticas, semanas de artes, teatro, coral, dança e música. Formou a sua primeira banda, intitulada Ma'Fama, grupo instrumental e autoral com influências na música nordestina e mineira. 

Depois, criou a segunda banda, chamada Bicho Papão, de viés mais comercial que toca forró e axé. Já o terceiro grupo musical dele, também autoral, foi batizado como Passeio Público, com influências no Pop Rock. Participou ainda do álbum Parcerias, de Ilca Menezes e Ricardo Nazareno. 

Seu primeiro álbum, A Força que Brota do Amor, nasceu de um sonho antigo de materializar toda a sua trajetória musical em sons, parcerias e referências. A obra tem a direção de Ricardo Nazareno e arranjos de Thiago Almeida. Conta também com várias participações especiais, dentre elas Cristiano Pinho, Lu de Sousa, Edinho Vilas Boas, Lídia Maria, Núbia Uchoa (Mãe de Elly), Ilca Menezes, Paulinho Lima, Ricardo Abreu, Natanael Pereira, Thiago Nigga e Dayane Guedes.

Produzido e apresentado pela jornalista Ian Gomes, Qual é o Tom do Ceará vai ao ar todos os sábados na rádio FM Assembleia (96,7MHz), a partir das 12h.

Edição: Lusiana Freire

Veja também