Notícias

Jovens de instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece

Por Narla Lopes/ Wanessa Tavares
27/03/2024 17:12 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Mais de 80 alunos matriculados em duas escolas estaduais localizadas em Fortaleza visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (27/03). As instituições de ensino participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Lia Gomes (PDT) recepcionou a primeira turma na parte da manhã, no Plenário 13 de Maio. Os 44 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Moura Brasil, de Fortaleza, ouviram atentamente as explicações da parlamentar, que destacou os serviços prestados pela Casa, incluindo o atendimento da Procuradoria Especial da Mulher (PEM).

"Oferecemos um espaço dedicado ao apoio de mulheres vítimas de violência, oferecendo acompanhamento psicológico e orientação jurídica. Nossos serviços estão acessíveis tanto por telefone, através do Zap Delas (85 99814-0754), quanto presencialmente. Além disso, buscamos expandir nossa assistência a diferentes municípios, através de palestras e da articulação para ampliar a rede de atendimento às mulheres", declarou a parlamentar, que também ocupa o cargo de procuradora Especial da Mulher na Alece.

O grupo estava acompanhado pelos professores Elaine Pinatti, de Educação Inclusiva, e Celso Gondim, de Educação Física, e pela equipe do Memorial, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo. 

Foto: Paulo Rocha

Já no período da tarde, 41 estudantes do 1º ano do ensino médio matriculados no curso de Redes de Computadores, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, do bairro Bom Jardim, foram recebidos pelo deputado Bruno Pedrosa (PDT).

“Nós, como representantes da população, ficamos felizes em poder receber esses jovens na Alece, onde podemos falar um pouco das nossas atribuições. A escola fica localizada no bairro do Bom Jardim, que é um bairro importante que precisa sempre do apoio do poder público, e nessa visita mostramos um pouco de nós como legisladores, como fiscalizadores”, enfatiza.

Em seguida os alunos, acompanhados pelos professores Leonardo Maciel, de Geografia, e Erasmo Nobre, de Informática, assistiram a uma palestra sobre a importância do voto e a história da política no Ceará e no Brasil, ministrada pela jornalista do Malce, Edna Pontes, no Comitê de Imprensa da Casa, e conversaram com o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, sobre o acervo do Memorial. O grupo também tirou dúvidas sobre o papel da Ouvidoria Parlamentar com o assessor do órgão, Patrick Dias.

O aluno Antônio Breno Sousa, 15 anos, ressaltou que, antes de visitar a Alece, não tinha interesse por política, mas mudou de opinião ao conhecer o Poder Legislativo.

A equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. 

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Lusiana Freire

Veja também