Notícias

Alece sedia reunião da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas

Por Geimison Maia
27/03/2024 17:39 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) sediou, na tarde desta quarta-feira (27/08), a primeira reunião ordinária de 2024 da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir/CE). Durante o encontro, também foi celebrado o Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março.

De acordo com a coordenadora da Rede Ouvir/CE e ouvidora geral da Ordem de Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE), Wanha Rocha, a rede “integra as ouvidorias públicas e ouvidorias afins do estado do Ceará para tratar de temas para o aprimoramento das ouvidorias”. Ela ressaltou a importância das ouvidorias para o exercício da cidadania.

Wanha Rocha ainda explicou que os encontros presenciais são realizados de forma descentralizada.  “O nosso objetivo em realizar essa reunião aqui na Alece é exatamente prestigiar a Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa pelo trabalho excepcional que vem desenvolvendo”, disse.

A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Alece, Isabel Chaves, afirmou que o órgão é “uma ferramenta de interação entre a sociedade e o Parlamento cearense”. Além disso, a Ouvidoria Parlamentar realiza a transparência passiva - por meio do recebimento de pedidos de informações, de reclamações e de denúncias - e também um trabalho educativo com os públicos interno e externo. “Nós prezamos pela melhoria contínua do serviço público e nada melhor do que uma ouvidoria para poder dar esse feedback, seja para os servidores, seja para os deputados”, acrescentou.

Estiveram presentes na reunião a equipe da Ouvidoria Parlamentar da Alece; o ouvidor da Secretaria de Proteção Social do Ceará e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores - seccional Ceará (Aboce), Paulo Henrique Araújo Lima; a coordenadora da Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Maria Ferreira Moreira; o ouvidor da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Heriberto Silveira; a auditora de controle interno da CGE, Natália Cecília de França; o assessor de Controle Interno e Ouvidoria da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Clauber Barbosa Melo; a Ouvidora da Camed Saúde, Maria Luiza de Sousa Barbosa; a ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE/CE), Joyce Ramos; a ouvidora Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Ana Célia Cristina Belchior; e a coordenadora da Escola de Gestão da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Helderiza Queiroz.

Edição: Lusiana Freire

 

Veja também