Dia Mundial de Conscientização do Autismo é tema do Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria02/04/2024 16:45 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe nesta terça-feira (02/04) a psicóloga clínica infatojuvenil do Centro de Inclusão de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Beatriz Barros e a mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Ana Maria Timbó Duarte.
As convidadas vão falar sobre o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que transcorre hoje. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.
O TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista.
É destaque no programa, a mobilização da Alece a partir da promoção de informação e sensibilização do público por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). Neste mês, estão programadas atividades diversificadas para debater o autismo, os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e suas famílias, as potencialidades, os direitos e políticas públicas e a necessidade de informação e sensibilização para descontruir preconceitos.
Entre as ações do Ciadi estão uma blitz de sensibilização do público interno e externo da Alece, realizada nesta terça-feira, no cruzamento da avenida Pontes Vieira e rua Barbosa de Freitas. Ainda na área de conscientização do público, o Ciadi realiza, nos dias 03 e 04 de abril, visitas às unidades do Vapt Vupt em Fortaleza, com conversas objetivas sobre o autismo e suas características com o público que busca os serviços nas centrais.
Também será realizado o “II Seminário Ciadi – Autismo: Valorize as capacidades, respeite os limites” no dia 09 de abril. O encontro terá o debate de assuntos diversos com especialistas, famílias e pessoas com autismo que poderão partilhar suas experiências e demandas.
Ainda no dia 9 de abril, a Alece realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no Plenário 13 de Maio, homenageando pessoas e entidades atuantes para a efetivação dos direitos e espaços das pessoas com autismo. As famílias acompanhadas pelo Ciadi participarão ainda de rodas de conversa com profissionais do centro sobre assuntos específicos que fazem parte da rotina e das demandas sobre o TEA nos dias 15, 16 e 17 de abril.
ENTREVISTADAS
Beatriz Barros é psicóloga clínica infatojuvenil, pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil (CBI of Miami) e Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus (Unichristus). Tem capacitações no campo da avaliação psicológica, com ênfase nos transtornos do neurodesenvolvimento. Atua como psicóloga responsiva do Ciadi, na Alece.
Já Ana Maria Timbó Duarte, além de ser mãe atípica é mestre em Avaliação de Políticas Públicas, pós graduada em TEA com base no modelo estruturado, Organizadora e co-autora do livro “Autismo o diagnóstico não é o fim”, e é associada fundadora e diretora social da “TEAmo Associação”.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares