Notícias

Questão de Ordem aborda a proteção de crianças e adolescentes no Ceará

Por Ariadne Sousa/ com Assessoria
11/04/2024 15:09 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Patricia Meireles de Brito, Nei Robson e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (11/04), destaca os 10 anos do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/CE), uma política pública voltada à prevenção da violência no Estado. Para tratar sobre o assunto, a edição recebe a assessora técnica da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Patrícia Meireles de Brito, e o coordenador de projetos sociais do Instituto Terre des Hommes Brasil (TDH), Nei Robson. 

Os convidados dão detalhes sobre o programa, que é direcionado a crianças de até 12 anos, adolescentes de até 18 anos de idade incompletos e jovens de até 21 anos de idade, se egressos do sistema socioeducativo. Além deles, os núcleos familiares também passam por acompanhamento. 

O PPCAAM/CE é uma iniciativa que visa promover qualidade de vida e dignidade ao público infanto-juvenil, provendo segurança e proteção integral, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Busca reduzir a violência letal contra crianças e adolescentes. Como resultado do trabalho, o grupo já atendeu quase 250 casos, que geraram o acompanhamento de 665 pessoas.

Na próxima sexta-feira (12/04), a Sedih vai realizar um evento em alusão aos dez anos de atuação do programa. A cerimônia ocorre no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a partir das 13h. 

 

ENTREVISTADOS 

Patrícia Meireles de Brito é especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e em Direitos da Criança e do Adolescente (Uece/ESMP) e possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Nei Robson é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é educador social e militante dos direitos humanos de crianças e adolescentes desde os anos 90. Trabalhou na Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) da Prefeitura Municipal de Fortaleza e coordenou diversos projetos, como Acolhimentos Institucionais, Disque Direitos Humanos, Programa Crescer com Arte e o Programa Ponte de Encontro. Foi coordenador da Associação Barraca da Amizade (ABA) e da Campanha Nacional Criança Não É de Rua, da Associação O Pequeno Nazareno (OPN). Desde 2013, desenvolve e coordena trabalhos na prevenção de homicídios de crianças, adolescentes e jovens no Ceará.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Edição: Clara Guimarães

Veja também