Notícias

Alece celebra os 298 anos de aniversário da cidade de Fortaleza nesta quarta

Por Vandecy Dourado
16/04/2024 10:07 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, nesta quarta-feira (17/04), a partir das 17 horas, no Plenário 13 de Maio, os 298 anos de aniversário da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, comemorados no dia 13 de abril. A sessão solene em homenagem à Terra da Luz é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT).

Cidade cosmopolita, Fortaleza acolhe diferentes formas de pensamento, destaca o deputado Evandro Leitão. "A Alece celebra os 298 anos de Fortaleza destacando a estreita identificação desta cidade com a alegria do povo cearense. Nossa capital é iluminada e sorridente, uma metrópole que acolhe conterrâneos de todos os municípios do Estado, assim como migrantes de outras partes do Brasil e do mundo, abrigando diferentes formas de pensar e evidenciando sua veia democrática".

Evandro ressalta que a relação da Alece com a cidade de Fortaleza se fortalece cada vez mais com iniciativas do Parlamento em aproximar o cidadão do dia a dia do Legislativo. "A Casa do Povo está cada vez mais aberta e próxima das pessoas. E Fortaleza, por ser a cidade sede do Legislativo estadual, é parte relevante para a consolidação desse modelo", revela.

"Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) revolucionou a forma de se relacionar com os cidadãos e cidadãs cearenses, implantando uma agenda inclusiva, sustentável, acessível e transparente na qual disponibilizamos novos serviços, que vão além das missões de legislar e fiscalizar, beneficiando a população em atendimentos de saúde, acesso a educação, cultura e cidadania e também na luta crescente pela garantia de direitos", comenta o autor do requerimento da sessão solene.

A  proposta da homenagem do Parlamento cearense foi subscrita pelo deputados Bruno Pedrosa (PDT), De Assis Diniz (PT), Sargento Reginauro (União), Queiroz Filho (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Antônio Henrique (PDT).

HISTÓRICO DA CIDADE

O dia 13 de abril faz alusão à data em que o então Povoado do Forte foi elevado à categoria de vila pela Coroa Portuguesa e passou a se chamar Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. O ano era 1726 e, na época, o núcleo urbano da vila girava em torno do Forte Schoonenborch, edificação erguida pelos holandeses em 1649, na foz do riacho Pajeú, e retomada pelos portugueses cinco anos depois.

Ao longo de quase três séculos de história, Fortaleza cresceu e se consolidou como a cidade do Nordeste com a maior influência regional. É a quarta maior cidade do Brasil e a primeira do Norte e Nordeste em termos populacionais.

Fortaleza é a terceira maior população urbana do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade é banhada por 34 km de praias e possui 312,353 km² de extensão total, abrigando 121 bairros. É também a décima primeira cidade mais rica do País em PIB e a mais rica do Nordeste.

 Edição: Clara Guimarães

Veja também