Notícias

Em Cena destaca projeto de contação de histórias através da arte têxtil

Por Wanessa Tavares/ com Assessoria
18/04/2024 16:08 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

O programa Em Cena, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (18/04), destaca o projeto “Viajando com Tapetes Voadores”, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que está em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza até o dia 21 de abril.  O Em Cena vai ao ar às 19h e posteriormente será exibido no YouTube da TV Assembleia.

O coletivo artístico realiza há 25 anos exposições interativas em que figuras feitas de pano são usadas para contar histórias e lendas tradicionais.

A exposição interativa narra histórias por meio de peças costuradas e bordadas à mão pelo próprio grupo. Na construção das narrativas são utilizados bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, que ganham vida na voz e interpretação dos integrantes do coletivo. São apresentadas obras criadas no Brasil, França e Peru, que servem de cenário para histórias do mundo inteiro. A visita mediada tem o objetivo de incentivar as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.

Entre as histórias contadas estão textos brasileiros, latino-americanos, africanos e de tradição europeia. Dentre os autores brasileiros, que têm seus textos transpostos em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Ao lado de cada obra será exposto o livro correspondente. A exposição tem entrada gratuita, com senhas distribuídas a partir de 1h antes de cada sessão.

Os Tapetes Contadores de História são referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis, além de se destacarem como pesquisadores sobre as interseções entre texto e têxtil. O coletivo de narradores é também o que mais representou o Brasil no exterior, atuando em 16 países, onde compartilhou histórias em inglês, francês, espanhol e português.

O programa Em Cena é produzido e apresentado por Arituza Timbó, a edição é de Daniel Cardoso, direção de Luciano Augusto e as imagens são do cinegrafista Evandro Ferreira. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também