Notícias

Atendimento no VetMóvel é novidade na 2ª edição do Vem pra Alece

Por Geimison Maia
28/04/2024 12:04 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Patrícia e família - Foto: Marcos Moura

A 2ª edição do Vem pra Alece, neste domingo (28/04), oferece serviços exclusivos para cães e gatos por meio do atendimento do VetMóvel, equipamento da Secretaria da Proteção Animal do Governo do Estado. A iniciativa reúne ainda uma série de ações de cidadania. Entre as mais procuradas estão a emissão de documentos no Caminhão do Cidadão e o passeio para a criançada no caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

No VetMóvel, os pets passam por consultas, recebem a vacinação antirrábica (se necessário), além de serem protegidos com coleiras antiparasitárias e poderem ser cadastrados para castração. Tudo gratuitamente. Sâmia Andrade, que trabalha como prestadora de serviço na Alece e estava com seu cãozinho, Braddock, aprovou todo o atendimento. “As veterinárias atenderam, conversaram e trataram super bem. Eu adorei”, avalia. Ela ainda ressalta a importância de oferecer esse tipo de serviço para a população, permitindo o acesso de todos ao serviço veterinário. 

Já Patrícia Almeida estava passando pela Alece com o marido, Paulo Santos, o filho Victor Hugo e os três cachorros da família (Rin Tin Tin, Cacau e Pipoca) e ficou sabendo do atendimento voltado para os pets. “Já fizemos o cadastro e vamos ser atendidos pelos veterinários. Consultar e ver se está tudo em dia”, afirmou. Para ela, foi uma comodidade ter esse serviço oferecido em um domingo. “Esse é o dia que a gente tira para lazer com a família e com os cachorros. Então, ter essa comodidade de passar e contar com os serviços todos ali disponíveis é perfeito”, elogia. 

Foto: Marcos Moura

Outra novidade desta edição é o passeio para a criançada no caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Kalebe da Silva Costa, de cinco anos, estava ansioso e gostou da oportunidade: “Muito legal”, comemora. A avó dele, Tânia Maria da Silva, conta que ficou sabendo dessa ação por meio do marido, que trabalha na Alece.

Já para o pequeno Pedro Iarley, de oito anos, a atração foi uma surpresa. “Ficamos sabendo aqui (no evento) e ele veio correndo”, disse a mãe, Débora Albuquerque. Ela aprova a iniciativa e informa que já tinha participado da 1ª edição do Vem pra Alece.  A tenda do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda dá a possibilidade de tirar fotos com o uniforme dos bombeiros e acompanhar o treinamento de primeiros socorros. 

Foto: Dário Gabriel

O Vem pra Alece reúne ainda uma série de ações de cidadania. Uma das mais procuradas é a emissão de documentos no Caminhão do Cidadão. O equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo do Estado, ofereceu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira de Trabalho Digital, o Atestado de Antecedentes Criminais e a inscrição de CPF.

Para Maria do Socorro Belarmino, de 53 anos, essa é  uma oportunidade única para emitir a nova CIN. “Eu já tinha tentado (fazer agendamento) no site, mas estava lotado”, comenta. Ela compartilha que já teve dificuldade de acessar serviços com a Carteira de Identidade que possui, emitida quando tinha 15 anos. “Uma vez eu fui tirar dinheiro e não consegui”, diz. 

Tenda da Cidadania concentra também órgãos da Alece, como o Procon Assembleia e o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, além de rodas de conversa sobre assuntos diversos abordados na Casa, como prevenção à violência e direitos humanos. Também foram disponibilizados serviços variados por parceiros, como a Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). 

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também