Notícias

Crianças do Complexo Social Mais Infância do Curió visitam a Alece

Por Vandecy Dourado
24/05/2024 16:44 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta sexta-feira (24/05), um grupo formado por 22 crianças atendidas pelo Complexo Social Mais Infância do Curió (CMI Curió), espaço gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza. A visita é parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

Durante a visita, os estudantes conheceram o Plenário 13 de Maio, o Memorial e a exposição dos 80 anos da Revista Plenário, além de terem assistido a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Mediado pela equipe do Malce, o bate-papo com as crianças abordou o funcionamento do Parlamento, como as votações de projetos de lei e de indicação acontecem e a atuação das comissões técnicas.

Para aproximar as crianças do espaço parlamentar, a coordenadora do CMI Curió, Liana Santiago, lembrou de como as decisões são tomadas na unidade. “O que a gente faz no comitê é um pouco do que os deputados fazem aqui. No comitê, vocês representam as crianças do bairro e de outras unidades do complexo”, explicou. 

Dagmar Soares é coordenadora-geral do programa Mais Infância Ceará. Ela destaca que esses momentos de interação das crianças com instituições como a Assembleia Legislativa são parte do que é ensinado diariamente no complexo. “Aqui é um exercício prático da cidadania e da democracia. A infância é o chão que a gente vai andar pela vida toda. Essas experiências vão marcar essa criança para o futuro”, afirma. 

A equipe do Mais Infância é formada pela coordenadora-geral do programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares; pela responsável pela equipe de pedagogas dos complexos Mais Infância, Tereza Cáritas; a orientadora da Célula de Gestão dos Complexos Mais Infância, Aila Porto; pela coordenadora do CMI Curió, Liana Santiago; pela pedagoga do CMI Curió, Mafiza Ângela, e pela psicóloga social do CMI Curió, Sarah Araújo.

Os alunos foram acompanhados e orientados sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também