Notícias

Dia Livre de Impostos é reconhecido em sessão solene na Alece

Por Ricardo Garcia
27/05/2024 11:40 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em homenagem ao 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) - Foto: Junior Pio

A 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovens (CDL Jovem) de Fortaleza, foi celebrada em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (27/05) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Para o propositor do evento, deputado Cláudio Pinho (PDT), é fundamental reconhecer o trabalho de quem pensa em inovações e alternativas em prol do setor produtivo.

Na avaliação do parlamentar, o Dia Livre de Impostos é uma forma de alertar a sociedade brasileira sobre o peso da carga tributária no País. “É importante celebrarmos aqui a união, a coragem, a tenacidade da categoria lojista de promover uma campanha dessa relevância. São os comerciantes se unindo, por meio da CDL, e mostrando para os brasileiros que é possível vender produtos mais baratos, reduzindo a carga tributária”, destacou. 

O Dia Livre de Impostos foi criado em 2006 e visa conscientizar a população sobre a elevada carga tributária e os gastos públicos, como uma forma de protesto e de chamar a atenção para a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais. Em 2024, a data, promovida nacionalmente em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), vai acontecer em 6 de junho.

Na ocasião, foram homenageados com a entrega de placas comemorativas à data os presidentes da CDL Fortaleza, Francisco de Assis Costa Cavalcante, e da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Alencar Sorensen Colares, além da vice-presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Mayra Furtado Dias Filgueira.

Também foram agraciados Ana Raquel Agnes da Silva, João Bosco da Costa Nunes Júnior, Felipe Caezar Carvalho, Jéssica Guimarães Cavalcante, Ilcio Rodrigo de Castro Crescêncio Pereira, Gabriel Machado Passos, Gregory Campos Beviláqua, Marília Brasil Ximenes, Priscila Mesquita Teixeira Façanha, Tiago Silva de Oliveira, Cristiane Moreira da Silva, Tatyana Bezerra Sobreira e Rerison Franco Viana, todos eles membros da diretoria, da coordenadoria estadual e da secretaria da CDL.

Em nome dos homenageados, o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Alencar Sorensen Colares, agradeceu à Alece pela visibilidade proporcionada ao tema e cobrou uma maior reflexão em relação ao pagamento de impostos no País. 

Presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Alencar Sorensen Colares / Foto: Junior Pio

“O Brasil é o país que mais consome horas para cálculo de imposto no mundo. Aqui, nós pagamos 16 tipos diferentes de impostos. Faço um apelo aos nossos deputados para que olhem com mais carinho para os contribuintes brasileiros, refletindo se estamos sendo eficientes na administração pública, se estamos diminuindo despesas, se estamos fazendo o suficiente para que o cidadão possa usufruir dos seus recursos e do seu trabalho”, assinalou Guilherme Alencar. 

Também participaram da sessão solene o presidente do Conselho de Finanças e Tributação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Emílio Moraes; o assessor parlamentar da CDL, Rodrigo Pereira, entre outras autoridades. 

Edição: Lusiana Freire

Veja também