Notícias

Assembleia Itinerante tem aulão do Alcance e outras ações de fomento à educação

Por   Gleydson Silva
04/06/2024 18:36 | Atualizado há 6 dias

Compartilhe esta notícia:

Deputada Jô Farias (PT), coordenadora-geral do Alcance, apresenta ações do programa para alunos de Canindé - Foto: Júnior Pio

O programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizou, nesta terça-feira (04/06), aulões de redação e apresentou a plataforma de ensino para os alunos do 3º ano do ensino médio de três escolas de Canindé. O evento integra a programação da 8ª Assembleia Itinerante, realizada no Sertão de Canindé, que conta com diversas ações e serviços para a população da região.

A equipe do Alcance apresentou as linhas de atuação do Programa – aprovação no Enem e outros vestibulares e qualificação profissional por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos – aos alunos das escolas: E.E.M.T.I. Capelão Frei Orlando, Escola Frei Policardo, e Colégio Estadual Paulo Sarasate.

Durante a visita à Escola Frei Policardo, a coordenadora-geral do programa, deputada Jô Farias (PT) ressaltou que o programa é constituído por quatro eixos: Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante. Segundo ela, a participação em massa dos alunos reforça a credibilidade do Alcance. “Oferecer oportunidade para a juventude, trabalhar e construir uma educação plural, inclusiva e afetuosa é nosso propósito. É um programa que tem uma credibilidade enorme pela qualidade dos professores, das redes sociais, do programa, de tudo que acontece em torno do Alcance”, disse.

De acordo com a parlamentar, o programa Alcance tem ampliado sua presença nos municípios e já conta com trinta núcleos espalhados pelo Ceará, algo que beneficia diretamente os alunos cearenses. “ As aulas acontecem presencial e on-line, de segunda a sábado”, pontuou.

O coordenador pedagógico do Alcance, professor Evaldo Lima, explicou que os alunos costumam ver nas aulas do Alcance temas como “Linguagens, natureza, matemática e humanidades”, mas destacou a importância de os alunos darem sempre atenção à redação, tema da aula.

“A qualidade da equipe de redação do programa Alcança tem feito a diferença. Isso garantiu a aprovação, na última edição, de mais de 600 alunos da rede pública. São alunos do Alcance nas universidades públicas. Isso é muito importante pra a gente”, observou.

O diretor da E.E.M. Frei Policardo, Magno Rommel Ferreira, celebrou a ação do Alcance na escola e afirmou que todos os quase cem participantes da palestra são alunos de três turmas do 3º ano e já estão matriculados para fazer a prova do Enem. “É uma satisfação. Certeza que iremos continuar crescendo com os índices e vamos ter mais aprovações no Enem”, pontuou.

Os estudantes conheceram o Enem Profissionalizante e tiveram uma aula de redação com o professor André Rosa.

Coordenadora de qualificação de servidores da Unipace, Norma David, destaca função educativa do Poder Legislativo - Foto: Júnior Pio

Outra ação voltada para o fortalecimento da educação e qualificação profissional foi promovida pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que apresentou “a função educativa do Poder Legislativo” na Câmara Municipal de Canindé. 

A responsável pela explanação foi a coordenadora de qualificação de servidores da Unipace, Norma David. Segundo ela, o objetivo da conversa com servidores e vereadores foi apresentar informações que possam contribuir para que os municípios também consigam ter suas próprias escolas legislativas. 

Apesar de, inicialmente, as escolas legislativas serem destinadas para a formação de servidores, Norma David destacou que a função da educação legislativa não se limita mais somente ao público interno das assembleias e câmaras municipais, mas pode chegar a toda a sociedade. “Queremos despertar nas pessoas o interesse pela educação dentro do Parlamento. Hoje em dia a gente não ministra curso somente de assessoria parlamentar, de processo legislativo ou dessas áreas afins, mas também sobre abuso sexual, comunicação não violenta e tantos outros temas caros à nossa sociedade”, afirmou.

Norma David  enfatizou que, atualmente, cerca de cem municípios cearenses estão com escolas legislativas implantadas ou em fase de implantação, mas que 80% já estão efetivadas. “Isso é um dado relevante, é um indicador muito bom para a gente. O objetivo é alcançar todos os municípios do nosso estado”, reiterou.

ALUNOS NA PRAÇA

Estudantes acompanham exposição dos bombeiros e recebem dicas sobre higiene bucal na tenda da saúde - Júnior Pio

Alunos de escolas públicas do município de Canindé participaram de atividades na praça Cruz Saldanha, durante doto o dia. Eles acompanharam a exposição dos principais equipamentos utilizados no combate a incêndios e salvamentos em geral por meio dos bombeiros da 2ª Companhia do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros, de Canindé.

Na tenda da saúde, profissionais de odontologia do Sesi deram dicas de cuidados com a higiene bucal e realizaram a aplicação de flúor. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também