Notícias

Unipace Virtual alcança 9 mil inscritos no primeiro semestre de 2024

Por Lincoln Vieira
18/07/2024 11:17 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A plataforma digital da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), a Unipace Virtual, alcançou nove mil inscritos ativos no ambiente virtual somente no primeiro semestre de 2024. A ferramenta tem como objetivo ampliar o acesso à educação com oferta de cursos on-line de forma gratuita para servidores e sociedade em geral. 

Criada em 2018, a Unipace Virtual utiliza a plataforma EaD do sistema Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), também denominado de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), um software livre voltado para a Educação a Distância (EaD), resultado de uma parceria entre a Unipace, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC/TCE).

Segundo a deputada Gabriella Aguiar (PSD), presidente da escola legislativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o número expressivo de inscritos reflete o interesse da população pelos cursos virtuais oferecidos. "O aumento no número de inscritos comprova a capilaridade da instituição e o interesse das pessoas em buscar conhecimento por meio da Escola Superior do Poder Legislativo cearense", destaca.

A coordenadora da Unipace Virtual, Cláudia Lins, salienta que a Unipace Virtual conta com estudantes brasileiros e estrangeiros entre seus inscritos. Ela disse que os alunos podem acessar os cursos em qualquer cidade do planeta. "Os inscritos acessam os cursos em diversas cidades, rompendo até as barreiras de nacionalidade. Temos usuários em outros países, brasileiros e estrangeiros. Nosso alcance cresceu muito nos últimos meses'', celebra. 

A diretora acadêmica da Escola Superior, Lídia Lourinho, frisou que, para a elaboração dos cursos, a Unipace está atenta às necessidades do mercado de trabalho, com foco na atualização periódica de profissionais e estudantes. "Por isso ofertamos cursos que interessam a diversas áreas de atuação'', acentua.

O servidor ou servidora da Alece com autoinscrição tem acesso a 15 cursos, entre eles: “Aprendendo a Usar o Google Docs com Inglês Instrumental”, “Inovação e Liderança na Gestão de Projetos Públicos”, “Digitação - Inclusão Digital”, “A Essência da Liderança”, “Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, “Oratória Básica: Aprimore sua Comunicação” e “Nova Lei de Licitações Direcionada a Gestores Estaduais e Municipais”. O acesso é feito pelo site https://avaunipacevirtual.al.ce.gov.br/

A ferramenta disponibiliza ainda acesso aos cursos de pós-graduação, cursos de idiomas, extensão, formações municipais e qualificação do servidor. Entre os mais acessados estão os cursos “Oratória Básica”, “Consultorias Municipais”, “Governança Interativa” e “Nova Lei de Licitações para Gestores Estaduais e Municipais”.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também