Veículos da Assembleia Legislativa passam a se chamar Alece TV e Alece FM
Por Pedro Emmanuel Goes01/08/2024 08:30 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:
A partir desta quinta-feira (01/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) efetiva a mudança de marcas dos veículos de comunicação da Casa. A TV Assembleia (canal 31.1) e a rádio FM Assembleia (96.7MHz) passam a se chamar Alece TV e Alece FM, respectivamente, com o slogan “O Parlamento conectado com você”. O estudo sobre as modificações na identidade visual dos canais oficiais ocorre desde o início do ano, culminando no lançamento do projeto no fim de abril, durante o Vem pra Alece.
Na primeira etapa da transição, circulou na programação dos veículos da Casa uma campanha de apresentação da nova identidade visual. Com a mudança, três programas da TV ganham o nome Alece: Jornal Alece, Repórter Alece e Conexão Alece (este último, exibido na TV e na rádio). As modificações também incluem a renovação da estética sonora dos canais.
Para a coordenadora de Comunicação Social da Casa, Giselle Dutra, a mudança reforça a integração entre os dois veículos, que agora compartilham o mesmo nome e identidade, assim como a integração com a própria Alece.
“A comunicação como um todo está em constante transformação. Então não foi uma questão exclusiva dos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa. Fizemos as atualizações necessárias. Precisávamos dar esse salto, e eu acho que vai ser muito positivo, pois nossos profissionais já estão atuando nesse novo ritmo, e os dois canais continuarão a entregar muita coisa boa para a população”, explica.
Foto: Máximo Moura
As novas marcas e slogan da Alece estarão presentes na programação dos veículos da Casa a partir de 1º de agosto.
De acordo com a gerente-geral da Alece FM, Tarciana de Queiroz, as mudanças estão nas vinhetas, aberturas de programas, nos institucionais e outros. “É nossa tentativa de uma comunicação mais simples, didática, transparente e mais próxima das pessoas que nos acompanham”, diz.
De acordo com Ticiane Morais, publicitária e gestora do Núcleo de Publicidade da Alece, a transição de marca começou em 2022, quando o Legislativo cearense adotou oficialmente o nome Alece. "As mudanças na marca da TV e da rádio vêm nesse processo de transição, modernização e integração com os outros veículos da comunicação da Casa”, explica Ticiane, que aponta ainda que o slogan busca traduzir o que a Alece tem feito, sintonizada ao conceito de parlamento aberto.
Ao longo do segundo semestre de 2024, o Núcleo de Marketing e Novos Formatos da Alece continuará trabalhando na renovação da identidade dos programas da grade televisiva, lançando novas vinhetas e logomarcas individuais.
"Essa nova identidade de marca reforça a integração de conteúdo e produção entre as equipes da TV e da FM, processo iniciado com a atual gestão da Alece, e também uma aproximação com a própria Assembleia Legislativa, com quem agora compartilha a sigla que dá nome à Casa", destaca o jornalista Rafael Luis Azevedo, gerente-geral da Alece TV.
Edição: Clara Guimarães
Veja também