Veículos de comunicação da Alece conquistam Prêmio MPCE de Jornalismo
Por Juliana Melo29/11/2024 15:51 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:
Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Alece TV (31.1) e Alece FM (96,7 MHz), conquistaram os primeiros lugares em duas das quatro categorias do 6° Prêmio MPCE de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Ceará. O resultado foi anunciado nessa quinta-feira (28/11).
Com o tema “MP do Ceará e Cidadania: Fortalecendo a Defesa dos Direitos e a Promoção da Justiça”, o Prêmio MPCE de Jornalismo contemplou um total de quatro categorias: Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo Impresso/Web e Fotojornalismo. A disputa contou com 104 trabalhos inscritos e 61 deferidos.
Equipe da Alece TV - Foto: Divulgação/Alece TV
TELEJORNALISMO
A Alece TV foi a primeira colocada na categoria Telejornalismo com a reportagem “Não estamos sozinhas”, que trata do combate à violência contra a mulher. A matéria está disponível no canal da Alece TV no YouTube.
A jornalista da Alece TV Janaína Gouveia destacou a oportunidade de realizar a reportagem e a importância de tratar sobre o tema. “Com o trabalho, nós mostramos a atuação do Ministério Público no Interior e toda a rede de apoio que é montada para defender as mulheres”, destaca.
Para Janaína, quanto mais a pauta da violência for abordada, mais fácil será conscientizar todos do problema. “Essa rede de apoio criada pelo MP atua em um trabalho de formiguinha, levando palestras para as escolas, para as obras onde existem os homens que ainda não entendem o que é a violência contra a mulher, como ela se manifesta, que não é apenas a violência física, mas também a psicológica, a patrimonial”.
Além de Janaína Gouveia, o trabalho vencedor da Alece TV contou com Rafael Veras na produção; Vinicius Augusto Bozzo na edição; Marcelo Alves e Salomão Costa nas imagens; Daniel Cardoso, imagens de drone; Fábio Virgílio como motorista. O programa Repórter Alece, que veiculou a reportagem, é do Núcleo de documentários da Alece TV, sob coordenação de Angela Gurgel.
RADIOJORNALISMO
Jocasta Pimentel e Ronaldo César, da equipe da Alece FM reconhecida com premiação / Foto: Divulgação/Alece FM
Na categoria Radiojornalismo, a Alece FM levou o primeiro lugar com a reportagem “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!”, disponível em plataforma de áudio.
A jornalista Jocasta Pimentel, que esteve à frente da produção da reportagem, explica que abordar a violência sexual contra crianças e adolescentes é um desafio. “Esse tipo de violência acontece principalmente no ambiente familiar, ou seja, no lugar e com as pessoas que deveriam assegurar os direitos infanto-juvenis”, aponta.
Ela conta ter ouvido relatos nos quais as vítimas só conseguiram comunicar os fatos anos depois da ação violenta. A jornalista considera urgente tratar sobre essa temática, responsabilizar os culpados e promover uma rede de proteção que garanta escuta especializada e atendimento psicológico. E pontua ainda que o prêmio fortalece o objetivo da série de reportagens e traz um recado direto: "Chega de Silêncio!".
“Agradeço ao Ministério Público do Estado do Ceará pela oportunidade e aos colegas da Alece FM, na pessoa da nossa coordenadora, Tarciana Campos, pela confiança no trabalho”, afirma. A reportagem foi uma produção de Jocasta Pimentel, com edição de texto de Tarciana Campos e sonoplastia de Ronaldo Cesar.
Edição: Clara Guimarães
Veja também