Notícias

Alece homenageia advogada Christiane do Vale Leitão com a Medalha Esperança Garcia

Por Juliana Melo
02/12/2024 16:49 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (02/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para entrega da Medalha Esperança Garcia à advogada Christiane do Vale Leitão, primeira mulher eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB/CE) , para o triênio 2025-2027. 

A comenda foi instituída pela Alece em 2022, por meio da resolução nº 738, sendo destinada a mulheres advogadas com destaque na atuação em defesa dos direitos humanos, da justiça social e das mulheres no Estado do Ceará.

Deputado Cláudio Pinho (PDT) foi autor do requerimento da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece

A solenidade atendeu à solicitação do deputado Cláudio Pinho (PDT) e subscrição da deputada Juliana Lucena (PT). Durante o evento, Cláudio Pinho ressaltou que a OAB é uma das entidades mais respeitadas do País e avaliou que o Ceará dá o exemplo ao eleger uma mulher para o cargo. 

O parlamentar frisou ser importante celebrar as pessoas que lutam pelos espaços da mulher na sociedade e na advocacia. “Sei da luta da Christiane para que as mulheres pudessem avançar e conquistar espaço. Quem tem vocação e amor dá o melhor de si. Eu tenho certeza que a Christiane faz isso”, afirmou.

Cláudio Pinho declarou ainda que o trabalho da presidente-eleita da OAB sempre visou à valorização da classe e o respeito à categoria. “Esta Casa faz esse reconhecimento. Quero parabenizá-la por essa comenda cheia de significado e que representa a luta de pessoas em favor daqueles que nunca foram enxergados”, pontuou.

Christiane do Vale Leitão, presidente-eleita da OAB/CE, falou sobre a alegria de receber a Medalha Esperança Garcia

A homenageada, Christiane do Vale Leitão, comentou que receber a comenda é uma honra e uma responsabilidade. A advogada lembrou a história de Esperança Garcia, que dá nome à medalha, uma mulher  escravizada que buscou justiça, enviando uma petição ao então governador do Piauí contra violências de seus senhores, que a afastaram de seu companheiro e filhos, além de denunciar os maus tratos sofridos pelos escravizados daquela época. 

“Ela foi reconhecida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados, há exatos dois anos, como a primeira advogada brasileira, transformando-se em símbolo definitivo da coragem e do denodo da advocacia feminina brasileira”, frisou.

Christiane do Vale Leitão ressaltou também que partilha essa honraria com todas as mulheres advogadas. “Temos lutado há anos em prol do respeito aos direitos inerentes à condição feminina e, em especial, à defesa das mulheres advogadas e de suas prerrogativas. Essa luta não é só minha, faz parte da jornada de muitos dos que estão comigo aqui presentes. Em memória de Esperança Garcia, lutemos por mais mulheres ocupando espaços de poder e de decisão. Por uma advocacia unida, respeitada e, em especial, sempre por um protagonismo feminino já!”, concluiu.

 

SOBRE A HOMENAGEADA

Christiane do Vale Leitão é advogada e professora universitária. Graduada em Direito, tem especializações em Direito Processual Penal e em Sociologia e é mestre em Direito Constitucional. 

Atualmente é vice-presidente da OAB/CE (triênio 2022-2024), presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada pelo segundo mandato (2019-2021 e 2022-2024) e diretora-secretária-geral da Comissão Nacional do Conselho Federal da OAB. 

A homenageada também é membro efetiva da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Ceará, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC). Foi secretária-geral da OAB/CE e atuou em conselhos municipais e estaduais voltados para a defesa dos direitos das mulheres. 

Estiveram presentes na sessão solene o presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas Filho; o defensor público Samuel de Araújo Marques; o advogado Davi Sombra Peixoto, eleito vice-presidente da OAB/CE; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Waldir Xavier; o assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Estado, Walter Cavalcante; o ex-deputado Nelinho Freitas; e o diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha.

Confira abaixo a íntegra da sessão solene:  

   Edição: Geimison Maia 

Veja também