Notícias

Questão de Ordem entrevista cientistas sobre atuação das mulheres nessa área

Por Juliana Melo/com Assessoria
14/02/2025 16:23 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Professoras Adriana Rolim, Selene Maia de Morais e jornalista Renato Abreu

Nesta sexta-feira (14/02), às 19h30, o programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), apresenta a segunda entrevista de uma série, iniciada na última sexta-feira (07/02), em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado oficialmente em 11 de fevereiro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016, com o intuito de inspirar meninas e mulheres a seguirem na área. 

O programa recebe a presidente da Academia Cearense de Ciência e professora doutora da Universidade Estadual do Ceará, Selene Maia de Morais, e a doutora em Farmacologia e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Adriana Rolim. 

Com carreiras de destaque no meio científico, elas vão falar de suas experiências e das contribuições femininas para as ciências, em meio aos desafios impostos às meninas e mulheres em suas trajetórias.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no campo da pesquisa científica, as mulheres representam apenas 28% dos pesquisadores no mundo. Além disso, é revelado no estudo que as mulheres lutam mais para ter acesso a financiamento e, em grandes empresas de tecnologia, continuam sub-representadas em cargos técnicos e de liderança.

ENTREVISTADAS

Selene Maia de Morais é graduada em Química Industrial, mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora em Química - University of London. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Aveiro em Portugal. 

É professora titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista de produtividade do CNPq. Orienta alunos dos cursos de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Ciências Naturais (PPGCN). Coordena o PPGCN e o Doutorado em Biotecnologia da UECE. 

Participa da Câmara de Pesquisa da FUNCAP, coordena o Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas (Laces) da Uece. É membro titular da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Química.

Foi professora da Universidade Federal do Ceará, quando atuou em nível de graduação e pós-graduação, nos cargos de coordenadora do Curso de Química e diretora do Laboratório de Produtos Naturais. 

Adriana Rolim é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutora em Farmacologia pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Concluiu estágio pós-doutoral também nesse departamento, em 2007. 

Atualmente, desenvolve pesquisas na área de farmacologia para identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento da dor e screening farmacológico para análise de compostos com atividade sobre o sistema nervoso central. Além disso, realiza estudos de padronização de modelos experimentais em zebrafish adulto. 

É membro titular da Academia Cearense de Ciências. É professora titular da Universidade de Fortaleza, do curso de Medicina. É coordenadora do Festival Pint of Science.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa também é exibido no Youtube da Alece TV.

Edição: Clara Guimarães

Veja também