Siga-me destaca a exposição “Só para ver-te agora são meus olhos” nesta quarta-feira
Por Wanessa Tavares/com Assessoria09/04/2025 16:38 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da Alece TV (canal 31.1), apresenta, nesta quarta-feira (09/04), às 19h, a exposição “Só para ver-te agora são meus olhos”, de Maria do Socorro Torquato Maia, conhecida como Côca Torquato.
A artista vai dar detalhes sobre a mostra, que destaca trabalhos em porcelana e aquarela, com forte influência do Movimento Armorial. “Só para ver-te agora são meus olhos” é uma referência ao poema homônimo de Virgílio Maia, marido de Côca. São 70 obras, sendo 40 pratos de porcelana e 30 aquarelas em nanquim nos tamanhos A3 e A4. A exposição está em cartaz até o dia 25 de abril, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).
As obras de Côca possuem traços inconfundíveis, com estética rupestre que demonstra profundo enraizamento nas ancestralidades e na cultura popular do Nordeste brasileiro, recebendo influência direta do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, amigo pessoal da artista.
As porcelanas e aquarelas de Côca mostram seu espírito curioso e inventivo, com pássaros em meio à vegetação, sempre em movimento, em busca. Em sua maioria, os pássaros estão em pares, ou bandos, reforçando o compromisso da artista com a fraternidade, a amizade e o amor ao próximo. Côca explora cores com tons terrosos misturados a um azul forte e em variadas tonalidades, como preto, marfim, vermelho e branco. Nesse conjunto de obras, a artista desenvolve um trabalho baseado em memória e imaginação, em que traços livres e pinceladas precisas dão forma a uma pintura contemporânea.
O Siga-me conta com apresentação de Jânio Alves, produção de Celina Diógenes, direção de Luciano Augusto e edição de Samuel Frota. Vai ao ar às quartas-feiras, às 19h, e também fica disponível nas múltiplas plataformas canal da Alece TV no YouTube e Alece Play.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade