Ciadi promove ação em alusão à campanha Abril Azul em unidades do Vapt Vupt
Por Pedro Emmanuel Goes24/04/2025 16:32 | Atualizado há 8 horas
Compartilhe esta notícia:

Para celebrar o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) traz uma vasta programação especial, que vai desde a realização de seminário e roda de conversa com as mães a atividades diversificadas para as crianças.
Na tarde desta quinta-feira (24/04), a equipe do Ciadi foi à unidade do Vapt Vupt localizada no bairro Messejana para uma ação de conscientização sobre o TEA junto ao público presente. Além de uma palestra promovida pela psicóloga do Ciadi, Beatriz Fraga, foram distribuídos panfletos informativos sobre a condição que afeta milhares de brasileiros e brasileiras.
Beatriz Fraga destacou que o objetivo da ação é levar de “forma leve e didática informações sobre o TEA tanto para os funcionários que atendem nas centrais do Vapt Vupt quanto ao público que recebe o serviço”. “Ainda existe muito rótulo e muito capacitismo envolvendo a percepção das pessoas quanto ao autismo, então, a campanha Abril Azul traz uma ótima oportunidade para visitarmos outros espaços e desmistificamos o tema para as pessoas”, comentou.
%20.jpg)
Vapt Vupt de Messejana conta com sala sensorial para crianças com TEA e acompanhantes que buscam a unidade para emissão de documentos - Foto: Dário Gabriel / Alece
No Vapt Vupt, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode solicitar a emissão de RG e os passes livres municipal e intermunicipal mediante a apresentação do formulário médico comprovando a condição. O procedimento é o mesmo das demais pessoas: agendamento pelo site do Vapt Vupt, triagem e o atendimento. A unidade da Messejana conta, ainda, com uma sala sensorial, onde as crianças com TEA e seus acompanhantes podem ficar enquanto aguardam o atendimento.
Para Daiane Alves Nogueira, mãe da Valentina, de oito anos e com TEA, a disponibilidade de uma Sala Sensorial ajuda muito os pais enquanto aguardam serem atendidos. “As filas são longas, mesmo com o agendamento antecipado ainda passamos algumas horas, e a sala sensorial, junto com seus equipamentos, ajudam a distrair as crianças quando ficam agitadas, especialmente nos momentos de maior barulho”, elogiou.
As ações do Ciadi em alusão ao Abril Azul estão acontecendo durante toda esta semana, se estendendo até a próxima, encerrando com o III Seminário do TEA com foco no desenvolvimento de pessoas com autismo, que ocorre no dia 28 de abril, no Auditório Murilo Aguiar da Alece.
Na quarta-feira (23/04), as ações do centro chegaram as unidades Vapt Vupt dos bairros Antônio Bezerra e Centro. Nesta quinta-feira (24/04), além da visita a unidade de Messejana, foi promovida uma roda de conversa com mães atípicas no município de Itaiçaba. A ação nos Vapt Vupts se encerra nesta sexta-feira (25/04), com ações na unidade da Parangaba.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação
Autor: Ariadne Sousa
Alece promove inclusão com equipe qualificada de servidores
Autor: Paulo Veras, da Comunicação Interna