Autores e Ideias celebra o mês da literatura infantil nesta terça-feira
Por Wanessa Tavares/ com informações da Alece FM07/04/2026 17:33
Compartilhe esta notícia:
O programa Autores e Ideais, da Alece FM (96,7 MHz), que vai ao ar nesta terça-feira (07/04), às 20h, celebra o mês da literatura infantil com a presença da escritora do livro “O Monstro Gigante do Medo”, Júlia Barros.
O livro, que conta com ilustrações de Lid Mendes, narra uma história sensível e divertida sobre amizade e o acolhimento dos sentimentos. Voltada para as crianças da primeira infância, a obra conta com recurso de acessibilidade em libras e audiobook narrado pela própria autora.
Contadora de histórias há 24 anos, a autora, fala sobre o seu livro, que é publicado pela editora Casa da Prosa, em coedição com a Premius Editora e a Fundação Lions Jangada.
Júlia Barros também é idealizadora do Festival Cultura Zen, do Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares e do projeto Histórias com Yoga. Em 2009, dirigiu o documentário “Lamparina de Histórias”, que retrata a prática de narradores tradicionais de doze cidades do Ceará. A escritora atua ainda como Terapeuta Ayurveda e professora de Yoga.
O mês de abri é considerado o mês da literatura infantil em razão do Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no dia 2 de abril, uma homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” e “A Roupa Nova do Rei”. No Brasil, Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data de aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
O programa Autores e Ideias é dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h. As edições são disponibilizadas em formato de podcast nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Edição: Gleydson Silva
Veja também