Notícias

Um Lugar de Fala aborda cenário da crise de saúde mental na adolescência

Por Guilherme de Andrade/com informações da Alece TV
17/04/2026 12:35 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Um Lugar de Fala aborda cenário da crise de saúde mental na adolescência

O programa Um Lugar de Fala desta segunda-feira (20/04), que vai ao ar na Alece TV (canal 31.1), às 12h, aborda o cenário da crise de saúde mental na adolescência. Para contribuir com o assunto e trazer suas perspectivas, a psicóloga Cyntia Sá e a médica psiquiatra Tayana Leandro falam desde estratégias de enfrentamento e tratamento comportamental até intervenções médicas e terapêuticas.

Atualmente, diversos adolescentes manifestam sentimentos de solidão, desamparo e insatisfação com a própria imagem. Essa situação é agravada pela pressão social e pelo uso excessivo de redes sociais que, muitas vezes, distorcem a realidade. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2024, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ouviu 118 mil estudantes entre 13 e 17 anos e apontou um panorama preocupante sobre saúde mental e vulnerabilidade social.

Cerca de 30% dos entrevistados afirmaram sentir-se tristes "sempre" ou "na maioria das vezes". O levantamento também destacou um impacto desigual de gênero, com as meninas enfrentando um quadro de violência e humilhação acentuado. Um terço das adolescentes afirmou ter sofrido alguma humilhação por parte dos colegas e uma em cada quatro já foi vítima de assédio sexual.

Outro dado alarmante apresentado foi o de que 12% das meninas afirmaram ter sido estupradas, expondo a grande vulnerabilidade desse grupo. Enquanto isso, a pesquisa sugere que os garotos manifestam maiores dificuldades em estabelecer laços sociais, o que se traduz em mais casos de solidão e isolamento.

Um Lugar de Fala tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Cibele Couto e Janaína Gouveia. As imagens são dos cinegrafistas Reginaldo Silva e Fábio. O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 12h, na Alece TV (canal 31.1). Além disso, fica disponível na plataforma Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também