Guilherme Sampaio avalia saúde fiscal do Estado do Ceará
Por Ricardo Garcia25/06/2026 12:51 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:
O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Guilherme Sampaio (PT), defendeu, durante a sessão plenária desta quinta-feira (25/06), as contas públicas do Estado do Ceará.
Segundo o parlamentar, “as contas do Estado não são motivos de preocupação”, apesar das críticas de opositores, ressaltando que a responsabilidade fiscal é atestada por meio de avaliações positivas, como a nota A+ no indicador Capacidade de Pagamento (Capag). A nota A+ representa a classificação máxima de excelência na gestão financeira no indicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que mede a saúde fiscal de estados e municípios brasileiros.
“Hoje, a taxa de endividamento do Ceará é a menor já registrada em 15 anos e apenas no primeiro quadrimestre de 2026, o nosso Estado mais arrecadou do que gastou”, ressaltou Guilherme Sampaio.
Ainda de acordo com ele, a oposição precisa qualificar mais o seu debate a respeito das finanças do Estado. “No dia 12 de junho, o secretário da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/CE), Fabrizio Gomes, esteve aqui na Casa apresentando o relatório dos Resultados Fiscais do 1º Quadrimestre de 2026 e nenhum deputado da oposição esteve presente”, refletiu.
Para o líder do Governo na Alece, “o Ceará tem se desenvolvido socialmente e economicamente com muita responsabilidade fiscal”.
Em aparte, a deputada Larissa Gaspar (PT) assinalou que “os dados demonstram que o Governo do Ceará tem saúde fiscal e consegue realizar grandes investimentos, graças ao compromisso com o equilíbrio das contas públicas”.
Edição: Lusiana Freire
Veja também